Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 368


368

Consequências do Crescente Número de Eventos Adversos em Ambiente Hospitalar

Autores:
Camila Carvalho Silvestre (camienfer22@gmail.com) (Universidade Tiradentes) ; Ana Caroline Almeida do Nascimento (Universidade Tiradentes) ; Anna Helena Fontes do Nascimento Silva (Universidade Tiradentes) ; Tainar Sousa Santos (Universidade Tiradentes) ; Natália Aragão Santana (Universidade Tiradentes) ; Fernanda Costa Martins Gallotti (Universidade Tiradentes)

Resumo:
Introdução: Os eventos adversos (EAs) são caracterizados como complicações resultantes da assistência prestada aos pacientes, que não tem relação com o prognóstico esperado da doença. Atualmente compõem uma considerável parte dos gastos hospitalares e um dos maiores empecilhos para o aperfeiçoamento da qualidade da assistência. Na área da saúde é comum o gasto inadequado de recursos devido ao fato de que as decisões nessa área são mais complexas quando comparados a outras áreas, por várias razões, dentre elas está a dificuldade em quantificar custos e benefícios em saúde. Objetivo: Caracterizar os eventos adversos quanto a sua natureza e Identificar soluções viáveis para redução dos custos hospitalares referentes aos eventos adversos. Métodos: Revisão integrativa realizada na Biblioteca virtual de saúde, no período de 2007-2014, por artigos científicos, considerando idioma português, inglês e espanhol, que contemplassem os descritores: segurança do paciente, avaliação em saúde, economia hospitalar. A coleta de dados ocorreu de Janeiro a março de 2017. Resultados: Em decorrência do aumento do número de eventos adversos, que muitas vezes pode contribuir para ocorrência de óbitos, a Segurança do Paciente tornou-se uma das principais prioridades na assistência à saúde, pois repercute também no alto impacto econômico. Conclusão: A preocupação com uma assistência que permita o bem estar e redução de ameaças e erros que prejudiquem a vida do paciente representa uma ideia a ser seguida para que se possa ofertar um atendimento de qualidade nos sistemas de saúde. Implicações para a enfermagem: Dificuldade na quantificação de custos decorrentes dos eventos adversos, e dos benefícios proporcionados pela identificação dos mesmos.


Referências:
SOUZA, Paulo; MENDES, Walter (Org.). Segurança do paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde. 1 ed. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2014. 452 p.