365 | ENSINO E COMUNIDADE: O PRIMEIRO CONTATO DE ACADÊMICOS DA SAÚDE COM O SUS ATRAVÉS DA DISCIPLINA DE SAÚDE E SOCIEDADE I | Autores: Bruna Nunes da Silva (brunanunesdasilva@hotmail.com) (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Elisângela dos Santos Marques (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; John Victor dos Santos Silva (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Aryanna Vanessa Gomes Timóteo (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Alexandra Mycaele Gomes Melo (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Geórgia Maria Ricardo Félix dos Santos (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) |
Resumo: INTRODUÇÃO: O ensino do Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental na formação de acadêmicos de saúde, que poderão ser parte da força de trabalho da saúde pública. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de saúde no primeiro contato com o SUS. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência sobre a monitoria de Saúde e Sociedade I (SSI), ofertada aos acadêmicos do primeiro ano dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional de uma Universidade pública de Alagoas. A disciplina abordou conteúdos como: os primeiros conceitos sobre determinantes sociais em saúde, epidemiologia e processo saúde e doença. A maior parte do aprendizado ocorreu através de metodologias ativas, rodas de conversa, documentários e visitas de campo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), acompanhados por um Agente Comunitário de Saúde. RESULTADOS: As experiências vivenciadas foram: o reconhecimento e organização do trabalho na UBS, através de entrevistas com os profissionais; realidade da saúde na comunidade, através das visitas domiciliares e diálogo com os usuários; educação em saúde, através de ações de saúde. CONCLUSÃO: A disciplina SSI proporciona a vivência do SUS já no primeiro ano de graduação, contribuindo para uma formação na assistência integral ao usuário dentro da sua realidade na comunidade. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A vivência do SUS prepara o acadêmico de enfermagem para o trabalho em saúde pública. Palavras-chave: Sistema Único de Saúde, Educação, Comunidade.
Referências: KAISER, D.E.; SERBIM, A.K. Diretrizes Curriculares Nacionais: percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem. Rev. Gaúcha Enferm, v. 30, n. 4, 2009 DA SILVA, M.G.C; THERRIÉN, S.M.N. Reflexão: a formação de enfermeiros e a expansão do ensino de enfermagem no Ceará. Northeast Network Nursing Journal, v. 7, n. 3, 2016. |