Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 359


359

Adaptação de atividades lúdicas para a inclusão de crianças com deficiência

Autores:
Bárbara Mohr da Silveira (barbaramohrs@gmail.com) (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Palloma Caroline Guedes Oliveira (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Raul Vinicius Eleutério (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Luciara Fabiane Sebold (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Emanuele Pozzebon Caurio (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Juliana Balbinot Reis Girondi (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo:
Introdução: A deficiência intelectual é uma incapacidade que apresenta déficits cognitivos simultâneos ao funcionamento adaptativo, em diversas áreas como: comunicação, habilidades sociais/interpessoais, dentre outros, tendo isso em vista, percebe-se que atividades multifuncionais promovem uma maior inclusão dos alunos, mas é visível a falta de capacitação dos profissionais e também de materiais adaptados 1. Atividade desenvolvida no projeto de extensão denominado "Hábitos Saudáveis: Uma Forma de Minimizar a Obesidade entre As Crianças e Os Adolescentes Nas Escolas da Rede Básica de Educação". Objetivo: Desenvolver e estimular, de forma inclusiva, o conhecimento sobre a importância de uma alimentação saudável. Metodologia: A atividade original é realizada através de práticas de degustação de frutas in natura em pedaços. Quando se depara com uma criança em condições especiais, há a necessidade de adaptar a atividade de acordo com a necessidade, neste caso, a criança não conseguia deglutir alimentos sólidos, portanto, para que esta criança fosse incluída na atividade, foi extraído o suco das frutas utilizadas na atividade. Resultados: por conta da dificuldade da criança em deglutir e comunicar-se, a mesma não foi capaz de expressar qual a fruta experimentou, mas percebeu-se em sua expressão facial a alegria de estar incluída numa atividade diferente das que eles possuem diariamente na escola. Conclusão: É fundamental a inclusão de crianças com algum tipo de condição diferenciada em atividades de promoção da saúde. Contribuições para a Enfermagem: A enfermagem precisa encontrar estratégias de inclusão que envolva todos os indivíduos com algum tipo de condição diferenciada, para que estas possam ter as mesmas oportunidades de aprendizado.


Referências:
1. Tédde S. Crianças com deficiência intelectual: a aprendizagem e a inclusão [Dissertação]. Americana: Centro Universitário Salesiano de São Paulo; 2012.