Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 358


358

Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde: O Impacto do Projeto na Formação dos Acadêmicos de Saúde.

Autores:
Bárbara Caroline Ferreira dos Santos (barbaracfdsantos@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Hillary de Andrade Pereira (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; John Victor dos Santos Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Daniela Albuquerque de Almeida (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Mirelle dos Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Emilene Andrada Donato (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL)

Resumo:
Introdução: Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) é um projeto do Ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida com a finalidade de favorecer aos estudantes de diversas formações a experiência da realidade do SUS. Objetivos: Relatar o impacto da experiência vivenciada por acadêmicos de saúde no projeto VER-SUS. Metodologia: Trata-se de um trabalho descritivo, do tipo relato de experiência. O VER-SUS acontece em todo o território nacional de forma descentralizada. A vivência foi realizada em dezembro de 2016 no período de 12 dias com 56 acadêmicos de diversas formações. Foram desenvolvidas atividades como debates, rodas de conversa e visitas técnicas a alguns dispositivos de Saúde, como Unidade Básica de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial, Pronto Atendimento Médico, entre outros. Resultados: Os acadêmicos vivenciaram, através da imersão, a realidade do Sistema Único de Saúde, desenvolvendo instrumentos para as práticas de saúde, fortalecendo o diálogo e ampliando os conceitos de saúde. Conclusões: Faz-se necessário a continuidade do projeto para que os futuros profissionais de saúde, de forma interdisciplinar, sejam afetados com a realidade do SUS. Contribuições para a Enfermagem: A Vivência no SUS tem grande impacto na formação dos acadêmicos, visto que a profissão de enfermagem exerce grande contribuição na saúde pública. Palavras-chave: Sistema Único de Saúde, Saúde Pública, Educação Superior.


Referências:
RIBEIRO, Marcos Aguiar et al. Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) como agente promotor de mudanças na formação de graduação e nas práticas profissionais. Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, v. 7, n. 1, p. 109-119, 2016. FERLA, Alcindo Antônio et al. Múltiplos cenários do VER-SUS: vivências e estágios de Norte a Sul do Brasil. 2016.