Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 349


349

Vivências em Grupo de Pesquisa: implicações para a formação do acadêmico de enfermagem

Autores:
Annela Isabell Santos da Silva (annelaisabell2@gmail.com) (Universidade do Estado do Pará) ; Maira Cibelle da Silva Peixoto (Universidade do Estado do Pará) ; Igor Almeida de Freitas (Universidade do Estado do Pará) ; Lucivania dos Santos Almeida (Universidade do Estado do Pará) ; Márcia Helena Machado Nascimento (Universidade do Estado do Pará)

Resumo:
Introdução: Os grupos de pesquisa em enfermagem surgem a partir dos anos 2000 com o objetivo de fortalecer a enfermagem como ciência e profissão1. A participação de acadêmicos de enfermagem em grupos de pesquisa oportuniza a formação crítica e responsabilidade profissional2. Objetivo: relatar a vivência de acadêmicos de enfermagem em um grupo de pesquisa. Metodologia: relato de experiência produzido por acadêmicos de Enfermagem referente ao período de 2014 à 2017 em um grupo de pesquisa denominado Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia (PESCA) em Belém/PA. Resultados: o PESCA desenvolve duas linhas de pesquisa, Práticas Educativas em Saúde-Doença e Tecnologias Educacionais. Ao longo dos três anos de participação dos acadêmicos nas atividades desenvolvidas, conhecimentos novos foram adquiridos e possibilitou-se o primeiro contato com o viés da pesquisa científica. Por meio do grupo, foram desenvolvidas habilidades com produção textual e artigos científicos, pesquisa em bases de dados, criação de projetos de pesquisa, pesquisa de campo, revisões de literatura e elaboração de resumos e pôsteres para eventos científicos. Conclusão: as implicações da participação em grupos de pesquisa são positivas para a construção de saberes do acadêmico de enfermagem, não se restringindo ao ensino mas envolvendo-o na pesquisa e extensão. Contribuições para enfermagem: ao ressaltar o impacto positivo da participação em grupos de pesquisa, espera-se contribuir para a valorização da pesquisa na qualificação profissional e expandir as perspectivas do acadêmico de enfermagem para sua formação.


Referências:
Referências: 1 Erdmann AL, Lanzoni GMM. Características dos grupos de pesquisa da enfermagem brasileira certificados pelo CNPq de 2005 a 2007. Esc Anna Nery Rev Enferm, 2008; 12 (2): 316 - 22. 2 Krahl M, et al. Experiência dos acadêmicos de enfermagem em um grupo de pesquisa. Rev Bras Enferm, 2009; 62(1): 146-50.