Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 346


346

DESAFIOS NO CUIDADO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TRATAMENTO POR USO DE DROGAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Ângela Gonçalves da Silva Pagliace (angela.enfermagem@hotmail.com) (Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP) ; Tatiane Andréia Gebert (Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP) ; Solange Viana da Costa Oliveira (Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP) ; Nívea Elizete Liell (Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP) ; Abílio José Barbosa (Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP) ; Eder Khói Loef (Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP)

Resumo:
O cuidado a crianças e adolescentes em tratamento por uso de drogas constitui-se em um processo complexo. A equipe de enfermagem que cuida dessa clientela encontra desafios e limitações no cotidiano de sua prática, que vão desde limites físicos a quantitativo insuficiente de profissionais bem como fragilidades na rede de apoio pós-alta. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de cuidado a crianças e adolescentes em tratamento por uso de drogas em um hospital de ensino do oeste do Paraná. Trata-se de um relato de experiência sobre a dinâmica atividade de capacitação em serviço com a equipe de enfermagem de uma Unidade destinada ao cuidado de crianças e adolescentes em tratamento por uso de drogas de um hospital de ensino do oeste do Paraná. O desenvolvimento dessa atividade se deu por meio da Roda de Conversa (MELO; CRUZ, 2014), na qual os participantes falavam abertamente sobre os desafios enfrentados para o cuidado. A atividade durou cerca de três horas e participaram dela 12 profissionais da equipe de enfermagem. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética da Unioeste, sob Parecer número: 714.950. Os desafios apontados pela equipe foram falta de capacitação para o cuidado em saúde mental, necessidade de profissionais para compor a equipe multiprofissional, espaço físico da Unidade reduzido e, falta de estruturação da Rede de Atenção Psicossocial. Espera-se que com a identificação dos principais desafios que impactam no cuidado, a equipe de enfermagem possa refletir sobre as formas de resolução juntamente com o gestor do serviço.


Referências:
REFERÊNCIAS MELO, M.C.H. de; CRUZ, G. de C. Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no ensino médio. Imagens da Educação, v. 4, n. 2, p. 31-39, 2014.