Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 342


342

A CONTRIBUIÇAO DA LUDOTERAPIA NA ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA DURANTE O PROCESSO DE HOSPITALIZAÇÃO

Autores:
Andreza Almeida Guimarães (andrezza.ag1@live.com) (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; John Victor dos Santos Silva (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Aryanna Vanessa Gomes Timóteo (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Maria Rosa da Silva (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS)

Resumo:
Introdução: O ambiente do hospital mostra-se muito hostil para a criança, o que pode dificultar o tratamento durante o processo de hospitalização. A ludoterapia, como recurso terapêutico, ajuda a criança a enfrentar esse momento de internação. Objetivos: Relatar a contribuição da ludoterapia no processo de hospitalização de crianças. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência. Foram realizadas visitas a crianças internadas em um Hospital de Alagoas, por meio do Projeto de Extensão Acolher, que é realizado por equipes de acadêmicos de diversos cursos de uma Instituição de Ensino Superior de Alagoas, durante os dias da semana. Foram realizadas atividades lúdicas com uso de materiais como brinquedos, material de desenho e pintura, jogos, entre outros. Resultados: Os acadêmicos se comunicam com as crianças, trocam experiências e mostram que aquele momento no hospital é passageiro, porém cada remédio, exames e conduta são importantes para a sua recuperação. Desta forma, situações como procedimentos de enfermagem, antes tão temidos pelas crianças, são encaradas de força mais calma e corajosa. Conclusões: As atividades lúdicas são importantes para que diminua o estresse, o medo, os momentos ansiosos que a hospitalização trás para a criança, permitindo melhor adaptação à condição no hospital e melhor adesão ao tratamento. Contribuições para a Enfermagem: Os recursos lúdicos auxiliam na comunicação entre a criança e a equipe de enfermagem, favorecendo o vínculo de confiança durante o tratamento.Palavras-chave: Ludoterapia, Hospitalização, Saúde da Criança.


Referências:
DA SILVA, Daylane Fernandes; BRANDÃO, Erlayne Camapum. As práticas lúdicas no cotidiano da Enfermagem pediátrica. Revista de Enfermagem da FACIPLAC, v. 2, n. 2, 2016. ENGENHEIRO, Olivia et al. Benefícios do Brincar Terapêutico em Crianças Hospitalizadas: uma revisão integrativa da literatura. Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento, v. 2, n. 1, 2016.