341 | A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS SUPERVISIONADAS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA ENFERMAGEM PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO | Autores: Andressa Ramos de Araújo (araujo.ramos15@yahoo.com.br) (Universidade Federal de Alagoas) ; Adrielly Cristina de Lima Raimundo (Universidade Federal de Alagoas) ; Isabelle Nancy dos Santos Bezerra (Universidade Tiradentes) ; Cíntia Priscila da Silva Ferreira (Universidade Federal de Alagoas) |
Resumo: Introdução: as práticas supervisionadas são estabelecidas e organizadas pela resolução COFEN n°441/2013, objetivando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes compatíveis com o exercício profissional da enfermagem, contribuindo para tornar o estudante apto para tais atividades. Objetivo: relatar a experiência de acadêmicos em enfermagem no primeiro campo de prática supervisionada, na disciplina de Métodos e Processos de Intervenção em Enfermagem I, da Universidade Federal de Alagoas. Metodologia: trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritivo, do tipo relato de experiência. Os universitários puderam vivenciar a prática da enfermagem na abordagem ao usuário, realizando o exame físico e, posteriormente, fazendo uso da CIPE para formular diagnóstico, planejamento e intervenção em enfermagem. Resultados: os discentes, em primeiro momento, se reconheceram inseguros, no entanto, a partir do incentivo e constante apoio dos professores, puderam superar tal barreira e concretizar as atividades propostas. A vivência contemplou a eles uma anamnese ampla com os pacientes, geralmente, mais informais com os acompanhantes, visto que nas alas frequentadas do hospital, os acompanhantes permaneciam junto ao paciente por longos períodos, merecendo também o cuidado. Todavia em alguns casos a realização do exame completo não era possível, devido às condições físicas e emocionais do usuário, pois tudo era ajustado conforme sua necessidade, visando um cuidado humanizado e integral. Contribuições para a Enfermagem: a prática supervisionada se põe, na perspectiva do ensino de enfermagem, como uma importante ferramenta no enfrentamento, superação dos limites e construção da identidade profissional para o estudante de graduação. DESCRITORES: Educação em Enfermagem. Estudante. Cuidados de Enfermagem.
Referências: BRASIL. Resolução COFEN n° 441/2013. Dispõe sobre participação do Enfermeiro na supervisão de atividade prática e estágio supervisionado de estudantes dos diferentes níveis da formação profissional de Enfermagem. COFEN. s.n., s.p. 2013. |