Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 337


337

ENFERMAGEM E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNISC E ROVIRA I VIRGILE

Autores:
Analídia Rodolpho Petry (analidiapetry@gmail.com) (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC) ; Guilherme Mocelin (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC) ; Cássia Fernanda Bauermann (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC) ; Vera Elenei da Costa Somavilla (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC) ; Maria Luisa Panisello Chavarría (Universidad Rovira i Virgile) ; Francieli Ester Müller (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O processo de internacionalização é atravessado pela troca de conhecimentos sobre variados temas. Neste sentido, as reflexões em relação biotecnologias e os discursos de gênero podem ser vistas, a partir de discussões entre países como discursos que reforçam compreensões culturais tidas como "naturais" e "essenciais" para o ser humano e sua convivência em sociedade. OBJETIVO: Apresentar as experiências vivenciadas no processo de consolidação do convênio institucional e desenvolvimento de uma pesquisa com estudantes de enfermagem dos dois países, a partir da discussão sobre as Biotecnologias de Gênero. METODOLOGIA: Relato de experiência desenvolvido no projeto "Gênero e Biotecnologias - Interfaces entre discursos e instituições na formação de alunos dos cursos da área da saúde", entre a UNISC e Universidad Rovira i Virgile campos de Tortosa Catalunha - Espanha. RESULTADOS: Este estudo passou pela assinatura do convenio das Universidades, aprovação do Comitê de Ética em pesquisa, que produziram uma serie de reflexões, relacionadas exigências distintas, que necessitam estar alinhadas. Para isso, foi necessário a realização de videoconferência com docentes enfermeiras da Espanha e do Brasil promovendo o debate sobre formação, campos de atuação profissional e inserção no mercado de trabalho. Atualmente estamos na fase de coleta de dados. CONCLUSÃO: A pesquisa está promovendo o encontro de realidades diversificadas da formação e da profissão, proporcionando aos envolvidos, trocas significativas que indicam que o processo de internacionalização potencializa a qualificação profissional. RELEVÂNCIA PARA A ENFERMAGEM: A potência do estudo está nas possibilidades de ao conhecer a realidade de outro país, repensar nossa formação, ampliando nossas fronteiras profissionais. DESCRITORES: Identidade de Gêneros; Biotecnologia; Educação em Enfermagem.


Referências:
REFERÊNCIAS: ROSE, Nikolas Governamentalidade, ´Sociedade Liberal Avançada´ e Saúde: diálogos com Nikolas Rose. (Parte 1) Revista Interface - comunicação, saúde e educação, 2016.