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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 331


331

Acidentes com motocicletas: características da ocorrência e suspeita do uso de álcool

Autores:
Ana Maria Ribeiro dos Santos (ana.mrsantos@gmail.com) (Universidade Federal do Piauí) ; Bárbara de Jesus Cunha da Silva (Universidade Federal do Piauí) ; Maria Zélia de Araújo Madeira (Universidade Federal do Piauí) ; Márcia Teles de Oliveira Gouveia (Universidade Federal do Piauí)

Resumo:
No mundo, mais de 1,2 milhões de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito1. No Brasil, destacam-se as vítimas de acidentes motociclísticos2, sendo que em 2011 o Piauí ocupou o quarto lugar, apresentando a maior taxa de mortalidade nessas ocorrências3. Objetivou-se analisar a relação entre as características dos acidentes motociclísticos e a suspeita do uso de álcool. Estudo transversal, com 110 vítimas de acidentes de motocicleta, atendidos em hospital de referência em urgência, cuja coleta de dados ocorreu entre novembro e dezembro de 2016, analisada por meio da estatística descritiva. Realizou-se ainda teste Qui-quadrado de Pearson e, para variáveis dicotomizadas, utilizou-se o teste Exato de Fisher. As características sociodemográficas mais frequentes foram homens em idade produtiva, casados, com baixa escolaridade com renda de um a três salários mínimos. Dentre as profissões, destacaram-se: comerciários, trabalhadores rurais e da construção civil. A maioria dos envolvidos eram condutores, sem habilitação; que sofreram algum tipo de colisão; na zona urbana; em fins de semana; durante a noite; com uso de capacete; sem ingestão de álcool e sem uso de celular, sendo transportada, pelo suporte básico do SAMU; em geral, sofreram lesões nos membros inferiores. Verificaram-se associações estatisticamente significativas entre o uso de álcool e a condição de condutor do veículo, habilitação, turno do acidente e uso de capacete. Vítimas sem capacete e que consumiram bebidas alcoólicas apresentaram prevalência 2,8 vezes maior de ocorrência de acidente e evidenciaram como região anatômica mais afetada a cabeça e pescoço. Os dados alertam sobre a importância de medidas preventivas relativas aos acidentes de trânsito, o que representa um desafio aos enfermeiros na promoção da saúde por meio de estratégias de orientação. Descritores: Causas Externas; Acidentes de trânsito; Motocicletas.


Referências:
1 World Health Organization. Global status report on road safety. Geneva: World Health Organization; 2013. Disponível: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/83789/1/WHO_NMH_VIP_13.01_eng.pdf?ua=1 2 Brasil. Ministério da Saúde. Saúde Brasil 2010: Uma análise da situação de saúde e de evidências selecionadas de impacto de ações de vigilância em saúde Brasília/DF - 2011. Brasília: Ministério da Saúde; 2011. Disponível: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_brasil_2010.pdf. 3 Waiselfisz JJ. Mapa da violência 2013: Acidentes de Trânsito e Motocicletas. Rio de Janeiro: CEBELA; 2013. Disponível: http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2013/mapa2013_transito.pdf