Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 328


328

ATUAÇÃO DO DISCENTE DE ENFERMAGEM NO ÂMBITO GERENCIAL DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Autores:
Ana Gabriela Sousa do Nascimento (agsnascimento@hotmail.com) (Centro Universitário do Norte - UNINORTE) ; Júlio Cézar Pereira Fagundes (Centro Universitário do Norte - UNINORTE) ; Uriel Madureira Lemos (Centro Universitário do Norte - UNINORTE) ; Luany Azevedo da Silva (Centro Universitário do Norte - UNINORTE)

Resumo:
INTRODUÇÃO: São instituídas, pelo Conselho Nacional de Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs, que organizam o currículo exigido dos enfermeiros, exigindo: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente¹. O acadêmico de enfermagem, durante o estágio supervisionado, deve desenvolver certas habilidades, dentre elas está a de gerenciamento que se constitui uma das competências exigidas pelas DCNs². Neste sentido, destaca-se a necessidade da prática gerencial durante o estágio supervisionado, uma vez que ao exercer tal papel, o discente torna-se precocemente qualificado para o mercado de trabalho². OBJETIVO: Descrever a experiência do acadêmico de enfermagem no âmbito gerencial, durante o estágio curricular supervisionado em um hospital infantil, no município de Manaus - Amazonas. METODOLOGIA: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre as atividades gerenciais desenvolvidas por um acadêmico de enfermagem durante o estágio curricular supervisionado I, do Centro Universitário do Norte - UNINORTE, no Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Oeste, durante o mês de março de 2017. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A atuação enquanto acadêmico no âmbito gerencial da enfermagem proporcionou que competências como atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação e liderança, fossem vivenciadas na prática diária do estágio em enfermagem, agregando conhecimentos e experiências ao futuro egresso do referido curso. CONCLUSÃO: A preparação no campo prático se fez de importante ferramenta no descobrimento das habilidades exigidas para mercado de trabalho, na perspectiva gerencial. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Essa modalidade durante a prática possibilita a observação da realidade do gerenciamento e seu funcionamento.


Referências:
(1) RESOLUÇÃO CNE/CES N3 DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3/2001. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de novembro de 2001. Seção 1, p. 37. (2) BENITO, GAV. Desenvolvimento das competências gerais durante o estágio supervisionado. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 65, n.1, p. 172-178, 2012;