327 | Educação em saúde em uma Casa de Passagem do estado de Alagoas: o estímulo a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis | Autores: Ana Flávia Silva Lima (ana_fsl@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Karinne Duarte Teixeira (Universidade Federal de Alagoas) ; José Leandro Ramos de Lima (Universidade Federal de Alagoas) ; Vanessa Luiza Lins de Carvalho Silva (Universidade Federal de Alagoas) ; Larissa dos Santos Brandão (Universidade Federal de Alagoas) ; Amauri dos Santos Araújo (Secretaria Municipal de Maceió) |
Resumo: Introdução: Atualmente, a educação em saúde é considerada como uma das principais estratégias de combate a certos problemas de saúde. O enfermeiro possui papel primordial nesse processo, pois, através de uma relação dialógico-reflexiva com o paciente busca fazê-lo refletir sobre sua situação e transformá-la.¹ Objetivos: Relatar a experiência de estudantes de enfermagem ao executar ação educativa sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis no contexto de uma casa de passagem em Alagoas. Metodologia: Trata-se de relato experiência sobre atividade de educação em saúde realizada através de uma liga acadêmica conjuntamente com equipe do Consultório na Rua, em uma casa de passagem do município de Maceió. Utilizou-se como estratégia a realização de uma dinâmica e apresentação de álbum seriado sobre o tema. Resultados: A participação do grupo e a interação com os estudantes/equipe proporcionaram troca de conhecimentos, experiências e esclarecimento de dúvidas. Além disso, o momento favoreceu a detecção de alguns casos que foram encaminhados à equipe do Consultório na Rua. Conclusões: A realização de atividades de educação em saúde que considerem as necessidades e experiências prévias do grupo, desperta e estimula o desenvolvimento do senso de responsabilidade de cada um pelo cuidado com seu próprio corpo. Implicações para enfermagem: Evidencia-se a importância da enfermagem ao realizar atividades de prevenção, recuperação e promoção da saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social e a relevância de estimular atividades direcionadas para essa população que apresenta necessidades e demandas específicas durante a formação acadêmica. Descritores: Educação em Saúde. Enfermagem. Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Referências: 1.Rigon AG, Neves ET. Educação em saúde e a atuação de enfermagem no contexto de unidades de internação hospitalar: o que tem sido ou há para ser dito? Texto Contexto Enferm. 2011 Out-Dez; 20(4): 812-7 |