320 | Utilização de metodologias ativas na formação dos profissionais da saúde: Contribuições no processo de ensino-aprendizagem. | Autores: Amanda Silva Gomes (amandagsaraiva@gmail.com) (FACULDADE UNIGRAN CAPITAL) ; Rosilene Canavarros Monteiro (FACULDADE UNIGRAN CAPITAL) ; Rafaela Palhano Monteiro Penrabel (FACULDADE UNIGRAN CAPITAL) ; Deisy Adania Zanoni (Governo do Estado de Mato Grosso do Sul) |
Resumo: Introdução: As mudanças nas estratégias de ensino tronaram-se uma das principais discussões nos últimos anos, em especial sobre método de ensino-aprendizagem utilizado na formação dos profissionais da saúde, tal fato pode se atribuir as habilidades e competências que este profissional deve possuir além do seu domínio técnico-científico, como por exemplo, a capacidade de criar, planejar, implementar e avaliar políticas e ações em saúde para a população e, ao mesmo tempo, solucionar problemas (MELLO; ALVES e LEMOS, 2016). O objetivo deste trabalho é identificar quais as metodologias ativas mais utilizadas na formação dos profissionais da saúde e as suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. Material e Métodos: trata-se de uma revisão narrativa da literatura, de abordagem qualitativa. Resultados: Foram analisados 18 artigos e 2 livros.. As metodologias ativas mais utilizadas na formação dos profissionais da saúde são Ensino Baseado em Problemas (EBP ou PBL), Aprendizagem Baseada em Equipes, Problematização, Aprendizagem Baseada em Projetos, Simulação, Estudo de Caso e Espiral Construtivista. Evidenciaram-se as diferentes abordagens metodológicas que as metodologias ativas possuem, porém, as mesmas assemelham-se pela essência de propor que o aluno seja o centro de seu processo de ensino-aprendizagem. Conclusões: A metodologia utilizada pode ser vista como um instrumento que auxilia na atribuição de significado aos saberes. As metodologias ativas procuram estimular a reflexão individual e coletiva, o diálogo, o reconhecimento do contexto e de novas perspectivas, auxiliando na construção de novos caminhos, buscando também a integralidade entre a teoria e prática.
Referências: Referências: MELLO,C.C.B; ALVES, R.O.; LEMOS, L. S. M. Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura. Rev. CEFAC. 2014 Nov-Dez; 16(6): 2015-2028. |