Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 318


318

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE EM IDOSOS: como melhorar a não aceitação.

Autores:
Amália de Oliveira Carvalho (am.co@bol.com.br) (Fundação Municipal de Saúde- FMS) ; Antonio de Magalhães Marinho (Universidade Estadual do Rio de Janeiro- UERJ) ; Eliane Porto dos Anjos (Faculdade Santo Agostinho- FSA) ; Odiléia de Sousa E Sousa (Faculdade Santo Agostinho- FSA)

Resumo:
VACINAÇÃO CONTRA GRIPE EM IDOSOS: como melhorar a não aceitação. INTRODUÇÃO: O envelhecimento da população brasileira iniciou na década de 1960, respondendo às mudanças de indicadores de saúde/sociais, com resultados desse declínio: aumento da demanda por serviços de saúde.1 Hoje, no Brasil, mais de 17 milhões de habitantes são idosos, mudando o perfil epidemiológico da população, revelando um novo padrão de morbi- mortalidade, causado principalmente pelas doenças respiratórias, com o aumento na taxa de internações decorrentes de infecções pelo vírus influenza e suas complicações.2 A vacina contra influenza, utilizada há mais de 40 anos, é considerada bastante segura.3 OBJETIVOS: Avaliar aceitação da vacina influenza na população idosa numa ESF de Teresina- PI; Propor estratégias para melhoria dessa aceitação. METODOLOGIA: Relato de experiência, com base nas atividades desenvolvidas no dia a dia da sala de vacina e observação dos cartões de vacina. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Idosos que receberam a vacina contra influenza: 157 (89,2%); Idosos que não receberam a vacina contra influenza: 19 (18,8%). CONCLUSÃO: Os resultados mostram que os idosos ainda apresentam resistência à vacinação contra influenza, talvez pelo fato do pouco conhecimento sobre seus benefícios. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: O objetivo do profissional de saúde que atende o indivíduo idoso é a promoção do envelhecimento saudável, associado ao baixo risco de doenças e/ou incapacidades funcionais a elas relacionadas, assegurando, dessa maneira, o melhor bem-estar possível. Descritores: Idosos; Influenza; Vacina


Referências:
REFERÊNCIAS: 1. Carvalho JAM, Garcia RA. O envelhecimento da população brasileira: um enfoque demográfico. Cad Saúde Pública. 2003;19(3):725-33. 2. GARGUERRA et al. Cobertura vacinal contra influenza em idosos: um estudo retrospectivo descritivo no município de Ourinhos, 1999-2009. Disponível em: . Acessado em: mai.2017. 3. BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Campanha nacional de vacinação do idoso. Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, 2007.