Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 316


316

Empoderamento das gestantes de terceiro trimestre - Um projeto de intervenção;

Autores:
Allan Willis Albernáz Vasconcellos (allan.willis.a@gmail.com) (Escola Superior de Ciências da Saúde) ; Bárbara Natália F. Vilas-boas (Escola Superior de Ciências da Saúde) ; Brenda Limeira Martins (Escola Superior de Ciências da Saúde) ; Domitilia Bonfim de Macedo Mihaliuc (Escola Superior de Ciências da Saúde) ; Henrique Salomão G. da Silva (Escola Superior de Ciências da Saúde) ; Lorena Evelyn L. Gomes (Escola Superior de Ciências da Saúde)

Resumo:
Título: Empoderamento das gestantes de terceiro trimestre - Um projeto de intervenção; Introdução: O Ministério da Saúde refere que a violência obstétrica manifesta-se em negligência na assistência, discriminação, violência verbal, violência física, o que inclui não uso de analgesia quando indicada; violência sexual, ou abuso propriamente dito, e preconceito com certos grupos populacionais. Com base nisso há uma grande necessidade de empoderamento das mulheres sujeitas a tal. Objetivo: Promover o empoderamento das gestantes através da interação de ensino-serviço-comunidade.; Metodologia: Trata-se de um Projeto de Intervenção comum ao eixo de habilidades práticas da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Distrito Federal, que se deu por meio de uma exposição dialogada de banners explicativos, no dia 04 de setembro de 2015; Resultados: Contamos com a participação de 13 gestantes e 6 acompanhantes. Todas as etapas do projeto tiveram participação ativa por meio de relatos de experiências, catarse e dúvidas. Conclusão: A avaliação informal dos relatos dos participantes e profissionais, conclui que o projeto foi bem aceito e de importância para a UBS e comunidade, por promover maior consciência legal e equidade de direitos.; Contribuições para enfermagem: O projeto continua sendo executado pela UBS e os banners foram doados à unidade como educação permanente, promovendo empoderamento legal à comunidade de forma longitudinal.; Descritores: Cuidado Pré-Natal; Direitos Civis.


Referências:
Referências: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Lei nº 11.108, de 7 de abril de 2005.; BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006.; BRASIL. Ministério da Saúde. Humanização do parto e do nascimento / Ministério da Saúde. Universidade Estadual do Ceará. - Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 465 p. : il. - (Cadernos HumanizaSUS ; v. 4).; BRASIL. Ministério da Saúde. PORTARIA Nº 569, de 1º de julho de 2000.