Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 310


310

Violência Sexual Contra Crianças: assistência do enfermeiro.

Autores:
Aline Feitosa dos Santos (alinefeitosa102@gmail.com) (Centro Universitário CESMAC) ; Fernanda Miranda Varjão (Faculdade Regional da Bahia - Unirb) ; Rejane Santos Barreto (Faculdade Regional da Bahia - Unirb)

Resumo:
Introdução: Violência sexual contra crianças e adolescentes compõe na atualidade o cenário dramático dos índices alarmante de crescimento da violência e de suas diferentes formas de manifestação. A infância é uma etapa de grandes transformações que influenciam na formação psicossocial, configurando-se em uma fase de importante atuação por parte da família e da sociedade em geral. Objetivos: Conhecer como o enfermeiro percebe o cuidado à criança que sofreu violência sexual ao ser atendida em unidade de emergência hospitalar; Discorrer sobre violência sexual infantil e suas modalidades e especificar características e ações que compõe esse cuidado. Metodologia: pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, construída a partir de coleta de dados, através de sites e base de dados indexadas da biblioteca virtual de saúde (BVS): Literatura Latino Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google acadêmico, além de livros e monografias no acervo da Faculdade Regional da Bahia (UNIRB). Foram selecionadas publicações no período de 2000 a 2016. Conclusões: o enfermeiro está em contato direto com a população, assim pode reconhecer os sinais indicativos de violência e evitar maiores prejuízos no desenvolvimento das vítimas, devendo estar apto a cuidar da criança e do adolescente com base nas leis que os protegem, sendo imperativo o envolvimento dos serviços de saúde, das entidades de classe e das universidades. Palavras chaves: Crianças. Violência sexual. Assistência do enfermeiro.


Referências:
Ministério da Saúde. Estatuto da Criança e do Adolescente. Ministério da saúde. 3. ed. Brasília: DF. Ministério da Saúde, 2008; FURNISS, T. Abuso sexual da criança: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.