309 | Conhecimento e atribuição da liderança democrática na enfermagem | Autores: Aline de Jesus Campobell Silva Marinho (alinecampbell31@gmail.com) (UNIGRANRIO) ; Scarlet Silva Nunes (UNIGRANRIO) ; Thayanne Louzada Sobral (UNIGRANRIO) |
Resumo: O preceito trabalho tem como objetivo elaborar uma personificação dos cuidados de enfermagem durante a Sistematização da Assistência de Enfermagem, pautados em uma prática humanizada. Esse é um estudo pedagógico realizado por acadêmicas de enfermagem do sétimo período da universidade do Grande Rio José de Souza Herdy-RJ-UNIGRANRIO. Estudo do tipo pesquisa cientifica definido como conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática. No momento presente é notória a seriedade da prática de humanização exercida pelo enfermeiro e como seu desempenho influencia na evolução do paciente durante a SAE. O estudo procura ampliar a humanização do enfermeiro através de estratégias estabelecidas durante as cinco etapas da SAE: Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem); Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação e; Avaliação de Enfermagem. Mas também, influenciar os profissionais a uma conversão de condutas não humanizadas. Inferimos que uma aplicação humanizada determina uma melhora na assistência. Assim, estabelecendo uma construção teórica, transformando a prática da assistência, gerando consequentemente uma evolução do prognostico do paciente, enriquecemos a prática do enfermeiro em seu exercício perante a sociedade.
Referências: Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização (PNH): HumanizaSUS - Documento-Base. 3. ed. Brasília, 2006. ARANHA, J. S.; SILVA M.E.S.; SILVA J.L.L. Acolhimento e humanização: perspectiva do atendimento na atenção básica |