Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 302


302

RELATO DE EXPERIENCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM DO PROJETO DE EXTENSÃO "ATRASO VACINAL EM CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS: ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM"

Autores:
Alessandra Guimarães Aquino (alessandra.aquino6@gmail.com) (Graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora da Graças, Universidade de Pernambuco.) ; Fadiane Coligny Lins Silva (Graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora da Graças, Universidade de Pernambuco.) ; Jessika Martins dos Santos Lima (Graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora da Graças, Universidade de Pernambuco.) ; Lucelia de Abreu Silva (Graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora da Graças, Universidade de Pernambuco.) ; Rayanne Paullyne da Silva Batista (Graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora da Graças, Universidade de Pernambuco.) ; Maria Aparecida Beserra (Doutora, Docente da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora da Graças, Universidade de Pernambuco.)

Resumo:
Introdução: Uma das medidas mais eficientes na prevenção de doenças imunopreviníveis é a imunização. Para ocorrer total imunização do indivíduo, faz-se necessário tomar todas as doses das vacinas, realizando-as nas datas preconizadas pelo PNI, principalmente em menores de cinco anos1,2. Objetivo: Relatar as experiências acadêmicas adquiridas durante as atividades desenvolvidas por um projeto de extensão do curso de Enfermagem da Universidade de Pernambuco. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado durante a execução do projeto de extensão intitulado: "Atraso Vacinal em Crianças Menores de 5 Anos: Atuação da Enfermagem". As atividades foram desenvolvidas no Setor de Imunização e no Alojamento Conjunto de uma Maternidade na Cidade do Recife, em 2016. Resultados: Foram desenvolvidas atividades interativas, dialógica, aplicando metodologias participativas, com os pais, com a finalidade de melhorar a cobertura vacinal entre crianças. Conclusão: Foi possível observar a importância da realização das atividades do projeto, não só para os acadêmicos, mas também para a sociedade, na medida em que favorece orientação para a importância do calendário vacinal para prevenção e controle das doenças. Contribuições para a Enfermagem: É função do enfermeiro ser educador em saúde, e seu papel na prevenção das doenças é inerente aos cuidados que presta a população, desta forma, a busca por novas formas de conhecimentos é salutar no desenvolvimentos do cuidar. Descritores: Vacinas; Criança; Enfermagem.


Referências:
1 - DE OLIVEIRA, VALÉRIA CONCEIÇÃO ET AL. Prática da enfermagem na conservação de vacinas. Acta Paul Enferm, v. 22, n. 6, p. 814-8, 2009. 2 - MOLINA, ANA CLÁUDIA ET AL. Situação vacinal infantil e características individuais e familiares do interior de São Paulo. Acta Scientiarum: Health Sciences, p. 99-106, 2007.