300 | IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO PARANÁ-CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS | Autores: Aldiney José Doreto (aldiney@uol.com.br) (Universidade Federal do Paraná) ; Luciana Schleder Gonçalves (Universidade Federal do Paraná) |
Resumo: Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde entre 1995-99 relata que em todo o País as Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) tinham mais de 34 mil profissionais concluintes em diferentes cursos de nível médio. Entre 2000 e 2005, o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE), possibilitou a formação de mais de 300 mil trabalhadores de nível médio, entre auxiliares e técnicos de enfermagem, atendendo cerca de 91% do total de cidades brasileiras. Esses números apontam o crescimento das necessidades de formação no SUS ao longo dos últimos anos. Considerando que a educação profissional é estratégica para qualificar as Redes de Atenção à Saúde (RAS) e sendo a enfermagem a categoria mais numerosa entre estes técnicos, a ampliação e consolidação das competências dos profissionais de saúde tem-se registrado como uma resposta às necessidades e demandas apresentadas por municípios e estados, possibilitando maior preparação dessa força de trabalho para o SUS. Destarte, há necessidade de elaborar uma explicação situacional da implantação da Educação a Distância (EaD), para analisar se esta segue de maneira objetiva e alinhada a atender os propósitos da Educação Permanente em Saúde (EPS) no Paraná. O presente trabalho tem como objetivo elaborar uma explicação situacional da implantação da EaD na Escola de Saúde Pública do Paraná-Centro Formador de Recursos Humanos (ESPP-CFRH). Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva de abordagem qualitativa, a qual tem o Estudo de Caso como estratégia para a pesquisa. Como resultado desta pesquisa, espera-se uma análise situacional precisa, pois esta é um instrumento valoroso para tomada de decisão da gestão, assim poderá contribuir com a organização da implantação do EaD na ESPP-CFRH, descrevendo estratégias e alternativas.
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