294 | Formação Permanente de Professores de Escolas Técnicas: contribuições para a formação do trabalhador técnico de enfermagem no contexto do SUS | Autores: Adriana Katia Corrêa (adricor@eerp.usp.br) (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP) ; Maria Conceição Bernardo de Mello E Souza (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP) ; Maria José Clapis (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP) |
Resumo: Introdução: A prática pedagógica na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem (EPTNM) demanda formação permanente1, coletiva, contextualizada, tendo em vista transformações para qualificar a formação técnica coerente às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: relatar experiência de formação permanente, desenvolvida com professores de EPTNM, de uma escola técnica parceira de um Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, de uma IES pública do estado de São Paulo. Metodologia: desde 2014, têm sido realizadas oficinas, com professores da escola técnica envolvida, com participação de docentes da IES e alunos do último ano do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem. Foram feitas discussões acerca do contexto da EPTNM e da perspectiva de formação voltada para o SUS, além da revisão do Projeto Político Pedagógico, com foco na reconstrução do perfil do egresso e de programas de disciplinas. Resultados: reconstruídos 18 programas de disciplinas, considerando abordagem ampliada do processo saúde-doença, enfoque em diversos cenários/serviços, articulação entre dimensões ético-políticas e técnicas, além da valorização do trabalho técnico para a construção de atuação compromissada com o cuidado integral. Conclusões: apesar do teor formativo das discussões e produtos construídos, transformar é processo que demanda também decisões políticas e organizacionais, concernentes não somente à organização curricular, mas às condições concretas de trabalho, quase sempre marcadas por relações precárias e condições adversas2. Implicações para a Enfermagem: é fundamental a parceria universidade-escola técnica em prol da formação docente e do trabalhador técnico de nível médio em enfermagem, no contexto do SUS. Descritores: docentes de enfermagem, educação profissionalizante, educação continuada.
Referências: 1.Imbernón, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo (SP): Cortez; 2009. 2. Shiroma, EO.; Filho, DLL. Trabalho docente na educação profissional e tecnológica e no Proeja. Educ. Soc. (Campinas).2011; 32(116):725-743. |