Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 292


292

PROJETO SAMU SOLIDÁRIO: CONTRIBUTOS PARA O PROFISSIONAL ENFERMEIRO

Autores:
Adriana Gonçalves Carvalho (adrianagoncalvescarvalho@gmail.com) (Enfermeira, Especialista em UTI, Enfermeira do Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192-Salvador, Membro do GEPASE - Universidade Federal da Bahia) ; Núbia Lino de Oliveira (Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, Enfermeira do Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192-Salvador) ; Nadja Magali Gonçalves (Enfermeira, Especialista em Emergência, Chefe de Operações Especiais e Educação Permanente do SAMU-Salvador) ; Marcio Roberto Coelho Santos (Enfermeiro, Especialista em Emergência, Enfermeiro Mergulhador de Resgate do SAMU 192-Salvador) ; Miller Fontes Brandão (Enfermeiro,Especialista em Urgência e Emergência, Enfermeiro do SAMU 192-Salvador, Membro do GEPASE-UFBA) ; Aline Di Carla Laitano (Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, Enfermeira do SAMU 192 - Salvador)

Resumo:
Introdução: O Projeto SAMU Solidário tem como pressuposto capacitar o cidadão para o atendimento em primeiros socorros, associando a disseminação do conhecimento à solidariedade. A participação do enfermeiro do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU na implantação do projeto se configura como desafio a estes profissionais, contribuindo para a construção de um novo olhar sobre sua prática e a sociedade. Objetivos: descrever a participação do enfermeiro no processo de implantação do Projeto Samu Solidário. Metodologia: Relato de experiência dos enfermeiros do Núcleo de Educação Permanente do SAMU de Salvador na implantação do Projeto SAMU Solidário no ano de 2016. Os treinamentos foram promovidos a discentes e profissionais de saúde das Instituições de Ensino Superior, Hospitalares e Empresas privadas do município. Resultados: No primeiro semestre do projeto foram realizados 09 eventos solidários sobre temas: primeiros socorros, Suporte Básico de Vida e Atendimento Pré-Hospitalar Móvel. As capacitações geraram arrecadação de 1935 insumos (alimentos, latas de leite, fraldas descartáveis, materiais de limpeza e higiene íntima) que foram doados a 04 instituições sociais do município (CAASAH, Lar Santo Antônio de Pádua, Casa da Paz e Lar Vida. Conclusões: O Projeto fortaleceu as ações de capacitação e treinamento à população, sensibilizando-a sobre a importância do atendimento pré-hospitalar, à medida que vinculou o serviço e os profissionais a cooperação e solidariedade com a comunidade. Contribuições ou implicações para a Enfermagem: A participação do enfermeiro no Projeto SAMU Solidário, como parte da equipe multidisciplinar, permitiu reflexões e discussões concernentes à importância da sua atuação, não somente na assistência direta, mas também como educador e transformador social.


Referências:
Gomes NP, Santos MRC, Mariotti MTB, Filho IMP, Timerman S, Junior JBMXM. Projeto Viva Coração: relato de experiência. Rev. baiana enferm. Salvador, v. 30, n. 4, p. 1-10, out./dez. 2016.