Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 288


288

OFICINA SOBRE O ABORTO NA ESCOLA: O QUE OS ADOLESCENTES ENTENDEM POR ESSA TEMÁTICA

Autores:
Adriana da Silva Santiago (adrisant@domain.com.br) (UFRJ) ; Nathália de Castro Machado Cardoso (UFRJ) ; Ana Beatriz Azevedo Queiroz (UFRJ) ; Gabriela Silva dos Santos (UFRJ) ; Andrea Pereira Machado (UFRJ) ; Raffaela Petrini de Oliveira (UFRJ)

Resumo:
Introdução: O Projeto de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro intitulado Saúde Sexual e Reprodutiva do Adolescente acontece em escolas estaduais no município do Rio de Janeiro, a principal contribuição do projeto se dá por meio de ações educativas com estudantes do ensino médio. Na prática grupal roda de conversa podemos identificar a visão de mundo dos adolescentes sobre esse assunto e trabalhar com eles visando minimizar repercussões desfavoráveis na sua saúde sexual e reprodutiva1. Objetivo: Relatar a experiência da discussão educativa sobre o aborto a partir da compreensão individual/social de adolescentes do ensino médio. Metodologia: relato de experiência do projeto de extensão em uma escola pública do Rio de Janeiro. Foi desenvolvida oficina com 14 meninas e 1 menino do 1º ano, entre 14 e 16 anos de idade. Pediu-se que cada participante escrevesse num pedaço de papel o que eles entendiam por aborto. Depois, as escritas ficaram em um saco durante a atividade. A roda de conversa permitiu o debate coletivo com os seguintes tópicos: desigualdade social, desigualdade de gênero, família, desemprego, saúde pública. O encerramento da oficina aconteceu com a avaliação. Resultados: A partir das escritas, identificamos que para eles o aborto é culpabilização dos pais, principalmente as mães/mulheres pelo ato "sem responsabilidade". Na roda de conversa, a falta de perspectiva de futuro trazia o aborto como opção para as mulheres, além da autonomia da mulher em relação ao seu corpo e direitos da mulher e dos homens na relação. Os alunos entendem que é difícil conversar com a família sobre tal tema por conta das religiões e não aceitação. Conclusão: Esse espaço foi importante para promoção de debate e reflexão do aborto como uma questão que vai além de "certo ou errado", é uma questão de saúde pública


Referências:
Melo MCH, Cruz GC.Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no ensino médio.Imagens da Educação. 2014:4(2);31-9.