Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 277


277

MECANISMOS DE COORDENAÇÃO, CONTINUIDADE DO CUIDADO E INTEGRAÇÃO ASSISTENCIAL NA CONSTRUÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO: UMA VIVÊNCIA NO ESTADO DO PARÁ.

Autores:
Francisco Jadson Silva Bandeira (jadsonsi_bandeira@hotmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Lúcia Hisako Takase Gonçalves (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Marucia Fernandes Vercosa (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ) ; Juliane Maria da Silva Bandeira (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O sistema de saúde exige das equipes e dos profissionais a execução de atividades e ações de saúde em todos os grupos, de acompanhamento e controle, de prevenção e promoção de saúde, integrando a equipe multiprofissional que deve ser uma forma de inovar a qualidade do serviço, assim como o envolvimento do usuário com o cuidado de si mesmo, desmistificando a ideologia de consultas. OBJETIVO: Conhecer e propor a existência de mecanismos de coordenação, continuidade do cuidado e integração assistencial na construção da rede de atenção. METODOLOGIA: pesquisa qualitativa. Entrevistaram-se 23 especialistas em gestão de Atenção Primária em Saúde, atuantes em uma região de saúde, utilizando roteiro semiestruturado. RESULTADOS: Foram expressivas as falas referentes ao processo de educação permanente como ponto importante para o bom funcionamento de uma rede de atenção, bem como uma estratégia viável e de grande impacto para o processo de boa coordenação do cuidado, para a continuidade integralizada da atenção e da assistência à saúde. CONCLUSÃO: O atributo da existência de mecanismos de coordenação e estratégias necessárias, continuidade do cuidado e integração assistencial, responde sobre as necessidades diversificadas de integração assistencial entre componentes, elementos e atores sobre o processo de implantação de uma Rede de Atenção à Saúde. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: A aplicabilidade prática de métodos inovadores, de tecnologias voltadas para a qualificação da atenção ofertada aos usuários e a operacionalização Rede de Atenção a Saúde. Descritores: Atenção à Saúde; Atenção Primária de Saúde; Política de Saúde; Enfermagem.


Referências:
Oliveira MAC, Pereira IC. Atributos essenciais da Atenção Primária e a Estratégia Saúde da Família. Revista Brasileira de Enfermagem. 2013; 66(n.esp):158-64. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672013000700020. Konder MT, O´dwyer G. A integração das unidades de pronto atendimento (UPA) com a rede assistencial no município do Rio de Janeiro, Brasil. Interface comun saúde educ. 2016;20(59):879-92. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0519. Cruz JS, Souza Júnior AV, Barreto EJ, Araújo JG, Almeida MVG, Gonçalves CCT. Gestão da atenção básica no sistema único de saúde de Santo Antônio de Jesus, Bahia, 2009 - 2012. Rev baiana saúde pública. 2014;38(1):49-66.