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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 273


273

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIAS PARA PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores:
Dalvani Marques (dalvani@unicamp.br) (UNICAMP) ; Lucas Felix Calandrim (UNICAMP) ; Ana Paula Boaventura (UNICAMP)

Resumo:
Introdução: A Organização Mundial da Saúde está recentemente enfatizando a necessidade de haver profissionais capacitados para lidar com as situações de emergência e urgência em escolas, a fim de garantir atendimento de qualidade para crianças e adolescentes. Objetivo: Habilitar em primeiros socorros os professores e funcionários de uma escola de ensino infantil, fundamental e médio. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo descritivo, prospectivo, comparativo e longitudinal. Os sujeitos foram funcionários e professores da escola. Os dados foram coletados em duas etapas, sendo avaliado o conhecimento teórico e a habilidade prática antes do curso/treinamento e avaliação após. Resultados: Obteve-se uma amostra de 35 profissionais, sendo 6 funcionários e 29 professores, com idade entre 17 e 49 anos, 97,14% (34) eram do sexo feminino e 42,85% (15) dos profissionais afirmaram já terem recebido algum treinamento anterior sobre RCP e 71,43% (25) dos profissionais afirmaram que já se depararam com alguma situação de emergência. Verificou-se antes do treinamento uma pontuação média de 19,43 pontos referentes a habilidade e uma média de 2,91 pontos referentes à conhecimento. Após o treinamento a média referente a habilidade foi de 174,57 pontos e de conhecimento foi de 9,17 pontos. Estes dados contribuíram para enfatizarmos que após o treinamento houve a evidente consolidação dos conhecimentos e habilidades, verificando a efetividade e a necessidade de existir um programa periódico de treinamento formal em primeiros socorros para profissionais que atuam em ambientes escolares, bem como implantar um plano de resposta a emergências nessas escolas, a fim de assegurar uma assistência qualificada. Conclusão: O treinamento é efetivo de modo que os profissionais que atuam no ambiente escolar estejam melhor preparados para uma assistência adequada. Contribuições para a Enfermagem: Este trabalho evidencia uma atuação diferente para a enfermagem, promovendo a divulgação de conhecimento e a qualificação da sociedade.


Referências:
Boaventura, Ana Paula. Avaliação do processo ensino-aprendizagem das manobras de ressuscitação cardiopulmonar com o uso do desfibrilador externo automático em alunos de graduação da área da saúde. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2011. Lippmann, John; Livingston, Patricia; Craike, Melinda J; Comparison of two modes of delivery of first aid training including basic life support. Health Educ J . [online]. 2011, 70:131-40, 2011. WHO. Kids save lives - Training school children in cardiopulmonary resuscitation worldwide is now endorsed by the World Health Organization (WHO). Resuscitation 2015; 94:A5-A7.