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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 268


268

AÇÕES INTERDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE VILA FILUCA EM PINHEIRO- MA

Autores:
Ariane Cristina Ferreira Bernardes (ariane_bernardes@hotmail.com) (Universidade Federal do Maranhão) ; Anne Karine Martins Assunção (Universidade Federal do Maranhão) ; Andrea Suzana Vieira Costa (Universidade Federal do Maranhão) ; Maria dos Remédios da Silva Lira (Universidade Federal do Maranhão)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Educação e saúde são direitos fundamentais da população. Aliar os caminhos educacionais aos conhecimentos que visam a promoção da saúde a longo prazo é de importância singular (CAVALCANTI et al., 2015). O processo da promoção da saúde deve ter a participação da comunidade e dos profissionais da saúde, diálogo envolvente que possibilita a construção de novos saberes (FREITAS, 1998). OBJETIVOS: Relatar a experiência do desenvolvimento de ações interdisciplinares de educação em saúde sobre os temas pertinentes à uma comunidade do município de Pinheiro - MA. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência do projeto de extensão vinculado ao Cursos de Enfermagem e Medicina da UFMA Campus Pinheiro, desenvolvido por docentes e discentes do Cursos supracitados. As atividades foram desenvolvidas no âmbito escolar e na UBS, com temáticas definidas de acordo com as necessidades apontadas pelas escolas e pela comunidade favorecida. RESULTADOS: As atividades sobre leishmaniose, drogas e violência foram desenvolvidas no âmbito escolar com adolescentes do 6° e 8° ano, e a ação com as grávidas (ISTs) foi desenvolvida na UBS. Contemplaram planejamentos prévios e a execução de oficinas educativas, que utilizaram metodologias participativas e integradoras a fim de otimizar o aprendizado dos participantes e promover a discussão dos temas. CONCLUSÕES: O desenvolvimento do projeto centralizou-se no retorno social e educacional como um determinante necessário para promover a ideal parceria entre universidade e sociedade. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A inserção dos discentes de cursos da área da saúde na comunidade contribui para a formação de um profissional mais humanizado e mais preparado para a inserção em serviços de saúde, com ênfase na promoção da saúde e prevenção de doenças, além de fortalecer o trabalho interdisciplinar.


Referências:
REFERÊNCIAS: 1. CAVALCANTI, P. B.; LUCENA, C. M. F.; LUCENA, P. L. C. Programa Saúde na escola: interpelações sobre ações de educação e saúde no Brasil. Textos & Contextos, v.14, 2 p. 387-402. 2015. 2. FREITAS, M.F.Q. Inserção na comunidade e análise de necessidades: reflexões sobre a prática do psicólogo. Psicologia: Reflexão e Crítica. v.11, n. 1, p. 175-189. 1998.