Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 262


262

CONTROLE SOCIAL: NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS CONSELHEIROS DE SAÚDE

Autores:
Silvana Cavalcanti dos Santos (annacavalcanty@gmail.com) (Escola Superior de Saúde de Arcoverde - ESSA) ; Natália Nunes de Araújo (Escola Superior de Saúde de Arcoverde - ESSA) ; Rhaíza Victória Feitoza Pires Cabral (Escola Superior de Saúde de Arcoverde - ESSA) ; Luana Flávia Monteiro da Silva (Escola Superior de Saúde de Arcoverde - ESSA)

Resumo:
O conselho municipal de saúde é um órgão colegiado de caráter permanente, deliberativo, normativo e fiscalizador das ações e serviços de saúde no âmbito do SUS, no município (BRASIL, 2011). Assim o presente estudo objetivou analisar o conhecimento dos conselheiros municipais de saúde de Arcoverde (PE) em relação as suas atribuições e funções no conselho de saúde. Tratou-se de um estudo descritivo do tipo transversal com abordagem quantitativa. O elemento de análise do estudo foi a aplicação de questionário ao grupo de conselheiros de saúde durante a reunião mensal dos mesmos. Foram entrevistados 19 conselheiros, destes 47,4% representam os usuários, 15,8 % o Governo Municipal, 5,2% os prestadores de serviços e 31,6% trabalhadores em saúde. Observa-se que 63%, possuem nível superior, nenhum enfermeiro fazia parte do conselho. Em relação a participação de cursos 95% afirmaram já terem sido capacitados, destacando assim que estariam preparados para exercer a sua função no conselho, dado este que se confirma por 95% se considerarem atuantes. O conhecimento dos conselheiros é fator fundamental para que possam atuar adequadamente no âmbito de suas funções dentro do conselho de saúde, pois apenas dessa maneira pode-se afirmar que o controle social está sendo efetuado. A contribuição do Enfermeiro para a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem e na consolidação do SUS pode se dar através de sua atuação como Conselheiro de Saúde, no planejamento, acompanhamento e avaliação das ações de saúde e no engajamento em garantir melhor assistência à saúde da comunidade. É relevante que esta categoria profissional esteja ciente da importante contribuição que pode fazer junto à comunidade, aproximando a programação local das ações de saúde às suas necessidades e ampliando desta forma a efetividade do Serviço de Saúde.


Referências:
Referência: Brasil.Guia do Conselheiro: Curso de Capacitação de Conselheiros Estaduais e Municipais de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002a. Disponível em: < http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/revistas/guia_conselheiro.pdf >Acesso em: 21 de abril de 2011. Brasil.Sistema Único de Saúde : SUS Principíos e Conquistas. Brasília: Ministério da Saúde, p. 09, 2000. Brasil. Caminhos do Direto à saúde no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em:< http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Caminhos_do_Direitos_em_Saude_no_Brasil.pdf > Acesso em: 10 maio. de 2010.