257 | A ENFERMAGEM E O EMPODERAMENTO DO LÚDICO ENQUANTO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE OCULAR | Autores: Maria Lucia de Araujo Leopoldo (lualeopoldo07@yahoo.com.br) (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/ FACULDADE DE ENFERMAGEM) ; Lucas Roque Matos (ENFERMEIRO/UFJF) ; Zuleyce Maria Lessa Pacheco (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/ FACULDADE DE ENFERMAGEM) ; Franciane Vilela Réche da Mota (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/ FACULDADE DE ENFERMAGEM) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A prevenção da cegueira infantil é uma das cinco prioridades da Iniciativa Global da Organização Mundial de Saúde. A 66ª Assembleia Mundial da Saúde aprovou o Plano de Ação Global na prevenção da cegueira evitável e deficiência visual 2014-2019, implementando programas de prevenção da perda visual. A visão é importante no desenvolvimento humano na formação de mecanismos de defesa, comunicação e aprendizagem. A educação em saúde, nas dimensões do cuidar em enfermagem, como modelo educativo dialógico nas teorias de Paulo Freire, associada à ludicidade, a metodologia apropriada para despertar nas crianças a responsabilidade no cuidar da saúde. OBJETIVOS: Compreender como foi para as crianças vivenciar as atividades lúdicas desenvolvidas e Identificar estas atividades lúdicas do projeto como apropriadas para a compreensão das crianças na importância do Teste de Acuidade Visual. METODOLOGIA: O estudo é um recorte do Projeto de Pesquisa e Extensão "Olho Vivo: analisando a acuidade visual das crianças, emprego do lúdico no cuidado de enfermagem", caráter exploratório, descritivo, de natureza qualitativa, alunos uma escola publica de Juiz de Fora, Minas Gerais- Brasil, 54 crianças entre seis e oito anos de idade. Depoimentos coletados através de entrevistas não diretivas, técnica de gibi e técnica de associação livre de ideias. Analisados pela análise categorial de Bardin. RESULTADOS: Constatou-se a eficiência das atividades lúdicas na promoção da saúde ocular, expressadas em suas falas, uma relação direta com o que fora discutido durante sua realização. Tais atividades foram responsáveis por mediar às orientações de enfermagem sobre a alimentação, a promoção da saúde visual e importância da realização do Teste de Acuidade Visual. CONCLUSÕES/ IMPLICAÇÕES: Tais resultados demonstram a importância do profissional de enfermagem na prática de ações de prevenção, promoção e recuperação de saúde ocular, a relevância do lúdico para as atividades de educação em saúde com crianças.
Referências: REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA:WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global prevalence of vitamin A deficiency in populations at risk 1995-2005. WHO Global Database on Vitamin A Deficiency.2009. MASCARENHAS, Nildo Batista; MELO, Cristina Maria Meira de; FAGUNDES, Norma Carapiá. Produção do conhecimento sobre promoção da saúde e prática da enfermeira na atenção Primária. Rev Bras Enferm, Brasília 2012 nov-dez; 65(6): 991-9. |