Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 253


253

CONSOLIDAÇÃO DAS ENTIDADES DE CLASSE NO OESTE CATARINENSE: UMA PESQUISA HISTÓRICA

Autores:
Edlamar Kátia Adamy (edlamar.adamy@udesc.br) (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) ; Carine Vendruscolo (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) ; Denise Antunes de Azambuja Zocche (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) ; Fabiane Pertille (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) ; Kátia Jamile da Silva (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) ; Karine Ribeiro (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC))

Resumo:
Introdução: a representação que os sujeitos atribuem às suas práticas profissionais é fundamental para a valorização da categoria, no caso da enfermagem, como ciência do cuidado humano. Objetivos: resgatar a história das entidades de classe que representam a Enfermagem no Oeste de Santa Catarina. Metodologia: trata-se de uma pesquisa histórica, intitulada: "Contando a História de Enfermagem no Oeste de Santa Catarina", narrativa qualitativa, a qual utilizou entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e/ou vídeo com 14 enfermeiras que vivenciaram sua trajetória profissional. Resultados: muitos dos avanços da enfermagem na região se devem às entidades de classe que representam a profissão. A consolidação da ABEn (Associação Brasileira de Enfermagem) e do COREN (Conselho Regional de Enfermagem), bem como a representatividade da categoria junto ao Conselho Municipal de Saúde, foram citados como marcos da história na região. Compreende-se que as entrevistadas sinalizaram sua mobilização política ao participar dessas entidades, pois referem que tal participação promoveu visibilidade à categoria na luta pelo desenvolvimento e consolidação da profissão, e também do Sistema Único de Saúde. Com o passar dos anos, tornou-se uma tradição a comemoração da Semana de Enfermagem, mediante um evento no município de Chapecó, o qual intensifica a discussão de assuntos pertinentes à classe, sua atualização profissional e científica. O Núcleo da ABEn Chapecó mobiliza instituições de ensino e de serviço, anualmente, para a realização da Semana de Enfermagem. Conclusões: a representatividade profissional, aqui figurada pela ABEn e Subseção do COREN, expressa um vínculo sólido entre a enfermagem e as entidades de classe no oeste catarinense. Isso fortalece a categoria e seu compromisso político-social, ao instigar reflexões e promover espaços de aprimoramento profissional. Contribuições ou implicações para a Enfermagem: são as entidades que representem a Enfermagem que dão voz às demandas da profissão, e fomentam a lutam para o fortalecimento da categoria.


Referências:
DE SOUZA PADILHA, M.I.C.; BORENSTEIN, M.S. O método de pesquisa histórica na enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, v. 14, n. 4, p. 575-584, 2005. PRADO, G.V.T.; FERREIRA, C.R.; FERNANDES, C.H. Pedagógica e Memoriais de Formação: escrita dos profissionais da educação. Revista Teias, v. 12, n. 26, p. 143-153, 2011.