Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 252


252

Projeto político pedagógico e Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem: aproximações, contradições e distanciamentos.

Autores:
Danielly Santos dos Anjos Cardoso (dananjos@yahoo.com.br) (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS E UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Ingrid Peixoto Veiga Wanderley (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Débora de Souza Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Patricia de Carvalho Nagliate (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)

Resumo:
Introdução: Os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) se configuram como a base de gestão acadêmico-administrativa dos cursos. O aumento expressivo no número de cursos de graduação em enfermagem nos últimos anos em todo país, tem causado preocupação com a qualidade da formação desse futuro profissional da saúde tão necessários para a atenção à saúde das pessoas. Neste sentido, as DCNEnf assumem função essencial para balizar os princípios orientadores da profissão1. Objetivo: analisar as aproximações, contradições e distanciamentos dos PPP dos Cursos de Graduação em Enfermagem de Maceió-Al à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. Métodos. Trata-se de um estudo documental, exploratório descritivo, que utiliza as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem como referencial teórico e a técnica documental para tratamento e análise dos dados. Resultados e discussão. Emergiram três eixos: 1. A enfermeira que se deseja formar: competências, habilidades e conteúdos curriculares; 2. Caminhos e contradições na organização curricular e; 3. Avaliando, acompanhando e retroalimentando a operacionalização dos PPP. Nesses eixos foram identificadas as aproximações, contradições e distanciamentos com o que preconiza às DCNEnf. Conclusão. Foi constatado um esforço dos cursos de enfermagem e seus respectivos PPP em se aproximarem do que sugerem as Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem, porém ainda existem conflitos que permeiam a sua construção, demonstrando uma dificuldade em romper com o paradigma tradicional vigente ou assumir o que pretendem. Contribuições para enfermagem: contribuir para a construção e reformulação de PPP que priorizem uma formação de qualidade, preocupados em preparar enfermeiros que correspondam às demandas sociais, necessidades e fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Desritores: Educação em Enfermagem. Diretrizes Curriculares. Projetos Pedagógicos. Programas de Graduação.


Referências:
Referências: 1. Rodrigues AMM, Freitas CHA, Jorge MSB, Guerreiro MGS, Santos DCM. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2013 jan/mar;15(1):182-90. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i1.16508. doi: 10.5216/ree.v15i1.16508.