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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 245


245

SIMULAÇÃO REALÍSTICA EM SAÚDE: ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores:
Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa (vanessa.correa@unirio.br) (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Florence Romijn Tocantins (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Renata Flavia Abreu da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Michaela Byron Correa dos Santos (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Liany de Souza Pires (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Daniele da Conceição Campos Lima (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:
Introdução: A Simulação Realística (SR) em Saúde apresenta-se como uma inovação no ensino dos Cursos de Graduação da Saúde. É uma metodologia ativa do processo ensino-aprendizagem na construção de um posicionamento crítico, reflexivo e comprometido com o cotidiano de cuidado no Sistema Único de Saúde. Na Atenção Primária à Saúde (APS), o uso de cenários simulados também são estratégias educativas para o desenvolvimento de competências profissionais. Objetivo: Relatar a experiência de desenvolvimento do cenário simulado com a temática "conversa social com adolescente" no ensino do Curso de Graduação em Enfermagem. Metodologia: Relato de experiência através da descrição dos seguintes passos: 1º Organização do cenário simulado; 2º Desenvolvimento da SR; 3º Avaliação da metodologia pelos discentes. Resultados: A organização do cenário visou desenvolver a conversa social com um adolescente quanto ao seu estilo de vida. No desenvolvimento do cenário o discente experimentou a abordagem e estratégias de comunicação com o adolescente. As competências profissionais vivenciadas foram: reconhecer a dimensão humana e social do sujeito da atenção em saúde e desenvolver estratégias para a otimização de processos de comunicação nas relações interpessoais. Os discentes relataram maior segurança para se inserirem no campo de ensino-prático e identificaram novas estratégias para se comunicarem com este grupo da população. Conclusões: Este cenário simulado possibilitou o desenvolvimento de competências profissionais e oportunizou a reflexão sobre a comunicação interpessoal necessária no campo da APS. Contribuições para a Enfermagem: A SR oportuniza processos dialógicos de ensino-aprendizagem e traz para o campo da APS a possibilidade de vivência da comunicação social e terapêutica junto aos grupos da população.


Referências:
1- Teixeira, INDO; Felix, JVC. Simulação como estratégia de ensino em enfermagem: revisão de literatura. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2011;15(39):1173-83. 2- Martins, JCA. A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica. Acta Paul Enferm. 2012;25(4):619-25.