241 | PANORAMA NACIONAL DO ENSINO DE INFORMÁTICA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS | Autores: Talita Rafaela da Cunha Nascimento (talitarafaela97@hotmail.com) (Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.) ; Isabella Joyce Silva de Almeida (Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.) ; Luiz Miguel Picelli Sanches (Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.) |
Resumo: Introdução: A década de 1980 foi marcada com o início da inserção da informática na educação Brasileira, especificamente no currículo de graduação e pós-graduação de enfermagem. Atualmente, as inovações tecnológicas na saúde, são uma realidade cada vez mais presente no cenário acadêmico e assistencial da enfermagem. Por isso, torna-se necessário a introdução da informática na formação acadêmica e atualização profissional. Objetivo: Diante disso, objetivou-se analisar a inserção da disciplina relacionada com a informática, do curso de graduação em enfermagem, em todas as instituições de ensino públicas do Brasil. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo exploratório, realizado através do levantamento das grades curriculares, das instituições de ensino público que ofertam o curso de enfermagem, por meio do sistema e-MEC, recurso do Ministério da Educação disponível online, entre o mês de abril a julho de 2015. Resultados: Foram analisadas 150 instituições de ensino públicas. Dentro desse universo, 39,3% das instituições possuíam a disciplina; 18,7% não foram analisadas devido à impossibilidade de visualizar os endereços eletrônicos e 42% não continham a disciplina. Conclusão: Portanto, o nível de inserção da disciplina encontra-se aquém à realidade atual de trabalho do enfermeiro. Contribuições ou implicações para a enfermagem: O que implica dizer que, além da oferta deficiente, há um déficit no preparo e capacitação destes profissionais que utilizam a tecnologia no processo de trabalho como na educação a distância, simulação, jogos educativos, telessaúde, gerenciamento do cuidado e prontuário eletrônico. Assim, tal inserção ainda é um desafio e precisa ser correlacionada com à prática, só assim, pouco a pouco, a familiaridade com o tema irá estabelecer-se, entretanto para isso, faz-se necessário um trabalho que inicie desde da formação do enfermeiro. Descritores: Informática em enfermagem; Educação Superior; Currículo.
Referências: Évora YDM, Fávero N, Trevizan MA, Melo, MRAC. Evolução histórica da aplicação do computador na enfermagem (1965-1998). Acta Paul Enferm. 2000;13(E):143-7. Disponível em: http://gepecopen.eerp.usp.br/files/artigos/artigo71Xfin.pdf. Apostolico MR, Egry IEY. Uso da internet na coleta de dados primários na pesquisa em Enfermagem. Rev Bras Enferm. [Internet] 2013nov-dez;66(6):949-55. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v66n6/21.pdf. Mantas J, Ammenwerth E, Demiris G, Hasman A, Haux R, Hersh W, et al. Recommendations of the International Medical Informatics Association (IMIA) on education in biomedical and health informatics. MethodsInf Med. 2010;49(2):105-20. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3414/ME5119. Lima AFC, Melo TO. Percepção de enfermeiros em relação à implementação da informatização da documentação clínica de enfermagem. Rev Esc Enferm USP [Internet] 2012,46(1):175-83. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n1/v46n1a24.pdf. |