Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 239


239

O ENFERMEIRO NA GESTÃO DA ATENÇÃO BÁSICA

Autores:
Silene Ribeiro Miranda Barbosa (enfermeirasilene@gmail.com) (Universidade Paulista) ; Verônica Mota Batista (Universidade Católica de Brasilia)

Resumo:
Introdução: o cotidiano do trabalho de enfermagem "pode" ser visto como uma fonte rica de diversidade de "personalidades profissionais". No contexto de enfermagem, esse tipo de gestão também vem passando por transformações, nas quais a demanda do serviço, a alta administração e o conhecimento dos liderados têm exigido que o líder, ou seja, gerente/ gestor, tenha competências muito mais comportamentais que técnicas capazes de instrumentá-lo para mobilizar sua equipe a responder, de maneira ética, justa e perene, a todas as demandas a que a categoria está exposta¹. Objetivos: a) retratar a qualidade gerencial do enfermeiro diante das mudanças e do cenário atual de saúde; b) analisar o serviço gerencial do enfermeiro e de sua equipe em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Metodologia: trata-se de um recorte de um estudo descritivo e de natureza qualitativa. Utilizou-se de coleta dos dados através da técnica de entrevista que oferece informações referentes a fatos, ideias, maneira de pensar, opiniões, entre outros². O estudo foi realizado em uma UBS do Sistema Único de Saúde (SUS) localizado em uma Região Administrativa do Distrito Federal, Ceilândia. Resultados: Todo o trabalho foi realizado tentando criar um elo de raciocínio com os profissionais entrevistados e as funções realizadas, obtendo como resultados os tópicos: 1) À capacitação da equipe multiprofissional. 2) A efetividade dos programas de saúde 3) À estrutura física. 4) Aos pedidos de material de cada setor. 5) Atenção a ouvidoria da secretaria de saúde do GDF ou regional. Conclusão: algumas orientações: Implementação da PNH (Política Nacional de Humanização); organização de feedback entre gerência e almoxarifado e demais profissionais quanto à gestão de solicitação de materiais. Contribuições para a Enfermagem: é necessária a observância no contexto do ambiente de trabalho analisando a equipe, a gestão, o envolvimento profissional, os erros e acertos, e a persistência no melhor serviço. ¹ Acadêmica de Enfermagem. Universidade Católica de Brasília/UCB. ² Docente da Universidade Paulista/UNIP. enfermeirasilene@gmail.com


Referências:
1 - MALAGUTTI W, CAETANO KC. Gestão de Serviço de Enfermagem no Mundo Globalizado. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2009. 2 - DALFOVO MS, LANA RA, SILVEIRA A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01-13, 2008.