Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 234


234

EFEITO DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA DE ENFERMAGEM NA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM POLICIAIS MILITARES

Autores:
Rosana Amora Ascari (rosana.ascari@hotmail.com) (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC) ; Liana Lautert (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS)

Resumo:
Introdução: O trabalho do policial é complexo e permeado de estresse1 que, quando associado a hábitos de vida nocivos, aumenta o risco de danos cardiocirculatórios.2 Objetivo: Analisar o efeito de uma intervenção educativa de enfermagem (IEE) nos índices da variabilidade da frequência cardíaca em policiais militares. Metodologia: Estudo experimental do tipo antes e depois com um único grupo de abordagem quantitativa com 38 policiais. Mensurou-se a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e a concentração de cortisol salivar no início e ao término de dez sessões de IEE aplicando técnicas de relaxamento muscular e respiração diafragmática, orientações sobre higiene do sono e alimentação saudável. Os achados sofreram análises estatísticas descritivas sendo considerados significativos os dados com valor de p bicaudal menor ou igual a 0,05. Resultados: Houve diferença nas medianas de cortisol após a IEE. Aumentou ao acordar (p=


Referências:
1 PINTO, J.N.; LAUTERT, L.; DICK, N.M. Absenteísmo por doença na Brigada Militar de Porto Alegre. Rev. Hospital de Clínica de Porto Alegre. Semana Científica. 2012; 32(Supl.):27-31. Disponível em: . Acesso em: 14 ago 2016. 2 DANTAS, M.A.; BRITO, D.V.C.; RODRIGUES, P.B.; MACIENTE, T.S. Avaliação de estresse em policiais militares. Psicologia: Teoria e Prática. 2010; 12(3): 66-77. Disponível em: . Acesso em: 18 ago 2016.