Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 222


222

Distúrbios do sono entre estudantes de graduação em enfermagem

Autores:
Monica Maria Valença de Alencar (monicavalenca@msn.com) (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Joelba Neyder Lima Gomes (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; José Luiz de Oliveira Neto (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Flávia da Silva (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Roberta Virtuoso de Souza (Faculdade Seune) ; Fernanda Silva Monteiro (Docente do Centro Universitário Tiradentes - UNIT e da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Orientadora.)

Resumo:
Uma boa noite de sono é fundamental para a saúde física e mental dos indivíduos, pois possui funções restauradora, conservadora de energia e de proteção. Dados atuais da National Sleep Foundation recomendam dormir de 7 a 9 horas diárias, para indivíduos entre 18 a 64 anos. Os distúrbios do sono originam-se da privação do mesmo, sendo problemas mais frequentes associados à insônia, sonolência excessiva diurna, irritabilidade, falta de concentração, ansiedade e depressão. Dormir mal pode ocasionar redução da qualidade de vida, sobrepeso, problemas cardiovasculares e intestinais, diminuição do desempenho e raciocínio no trabalho e/ou estudo. O presente estudo tem como objetivo relatar os distúrbios do sono entre os estudantes de graduação em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa quantitativa exploratória, realizada entre outubro e novembro de 2016, com estudantes de graduação em IES privada da região nordeste, com aplicação de dois instrumentos: o WHOQOL - bref e Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (PSQI). Participaram da pesquisa 238 alunos dos 10 períodos do curso. Os resultados das análises apontam que apenas 13,03% apresentaram qualidade do sono satisfatória; 86,97% apresentam sono não reparador, dentre estes, 20,58% possuíam distúrbios do sono. Assim como no grupo de estudantes, pesquisa recente da Sociedade Brasileira do Sono mostrou que 43% dos brasileiros não possuem sono reparador, ressaltando os riscos de acidentes em decorrência da perda de atenção, dentre outros males. Conhecer os distúrbios do sono nos graduandos de enfermagem é relevante, pois a privação do mesmo impacta diretamente na saúde, desencadeando problemas físicos e mentais, reduzindo seu desempenho acadêmico, refletindo na qualidade do futuro profissional, consequentemente na assistência prestada. Descritores: Distúrbios do sono; Sono; Estudantes de enfermagem.


Referências:
ARAÚJO, Marcos Antônio Nunes de; FABI, Fabiani Weiss Pereira; BORTOLON Rafael; LUNARDI FILHO, Wilson Danilo; ILHA, Silomar; ALVARENGA, Márcia Regina Martins. Padrão do sono em estudantes de enfermagem de Universidade Pública Estadual. Revista Cubana de Enfermería. Ciudad de La Habana, v. 32(2): p. 162-70, 2016. BENAVENTE, Sonia Betzabeth Ticona, SILVA, Rodrigo Marques da; HIGASHI, Aline Baraldi; GUIDO, Laura de Azevedo; COSTA Ana Lucia Siqueira. Influência de fatores de estresse e caracte¬rísticas sociodemográficas na qualidade do sono de estudantes de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo, v. 48(3): p. 514-20, 2014. NEVES, Gisele S. Moura L; GIORELLI, Andre S.; FLORIDO, Patricia; GOMES, Marleide da Mota. Transtornos do sono: visão geral. Revista Brasileira de Neurologia. Rio de Janeiro. v. 49(2): p.57-71, 2013.