Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 218


218

PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A CAPACIDADE FUNCIONAL DO IDOSO

Autores:
Michelly Guedes de Oliveira Araújo (michelly.g@gmail.com) (Universidade de Pernambuco / Universidade Estadual da Paraíba) ; Michelinne Oliveira Machado Dutra (Universidade de Pernambuco / Universidade Estadual da Paraíba) ; Rosilene Santos Baptista (Universidade Estadual da Paraíba)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A promoção da saúde possibilitou expressivos avanços para a saúde coletiva. Através de inovações tecnológicas preventivas e curativas, colaborou no aumento da expectativa de vida e redução nos índices de mortalidade, que aliado à diminuição da fecundidade expressa o processo de envelhecimento populacional. OBJETIVO: Analisar a produção científica acerca da capacidade funcional nos idosos. MÉTODO: Revisão integrativa da literatura científica realizada em junho de 2017, nas bases de dados LILASC e SciELO. Utilizaram-se os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): "Idoso" and "Capacidade Funcional". A questão norteadora foi: Qual a influência da idade sobre a capacidade funcional de idosos? Identificaram-se 49 artigos, sendo oito selecionados. RESULTADOS: Os manuscritos excluídos tiveram como justificativas: fuga da temática (n= 39), repetição em mais de uma base de dados (n=1) e revisão integrativa (n=1). A produção científica referente à capacidade funcional de idosos tem sido foco recente de atenção da equipe multidisciplinar de saúde e, principalmente dos enfermeiros e coletivistas. Pesquisas quantitativas, com abordagem na multidimensionalidade do idoso e os reflexos de sua autonomia e independência mostram-se predominantes. As publicações demonstram que, por meio da utilização de escalas e questionários, é possível identificar a situação da capacidade funcional do idoso. CONCLUSÃO: Avaliar a capacidade funcional dos idosos possibilita a promoção da saúde, mediante intervenções realizadas através de ações de enfermagem que contribuam para postergar as incapacidades, bem como para reabilitar as detectadas, proporcionando a redução do número de dependentes e, melhorando a qualidade de vida. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A compreensão do problema contribuirá para uma assistência de enfermagem mais qualificada a essa população. DESCRITORES: Idoso, Capacidade Funcional, Gerontologia.


Referências:
Araújo I, Paúl C, Martins M. Viver com mais idade em contexto familiar: dependência no auto cuidado. Rev. Esc. Enferm. USP. 2011; 45(4): 869-75.