214 | CONHECIMENTO DA HISTÓRIA DA ENFERMAGEM E A CRIATIVIDADE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL | Autores: Maria Lígia dos Reis Bellaguarda (bellaguardaml@gmail.com) (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Silvana Alves Benedet (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Maria Itayra Padilha (Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo: Introdução: A revisita do processo histórico político, econômico e cultural na formação do Enfermeiro é imprescindível para a compreensão da organização profissional. Assim, a dinamicidade no evento educativo por meio da criatividade e metodologias de ensino ativas estimula a busca do conhecimento. Assim, este estudo tem o objetivo de relatar experiência do uso da criatividade no ensino da história da Enfermagem e da Saúde. Metodologia: O cenário foi à disciplina de História da Enfermagem do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Participaram 35 acadêmicos, divididos em cinco grupos de seis alunos e um de cinco. A atividade foi apresentada aos participantes e subdividida em seis momentos em dois dias de 4 horas cada: 1)distribuição de material didático(1) para estudo prévio dos períodos históricos antiguidade, Idade Média (alta e baixa), Modernidade, Idade Contemporânea e História dos Hospitais;2)Definição do período histórico a ser representado em desenho, pintura, colagem em tecido;3)Disponibilizados retângulos de tecido 20x30cm, canetas, lápis de cor, cola, tesoura, para a produção artística. No segundo dia, momento 5, os grupos se reuniram para continuar a arte no tecido e realizar uma síntese do conteúdo estudado; 6)apresentação ao grande grupo da história em arte e junção dos quadros-tecido. Resultados: Realizada avaliação da aula com questões referentes ao conteúdo, domínio do professor, estratégias utilizadas e sugestões. Dos 35 alunos, 22 responderam que a atividade foi divertida, contemplou o conhecimento de patologias, cuidados de enfermagem e o entendimento acerca do exercício da profissão e da identidade profissional em construção. Conclusões: A dinâmica de ensino-aprendizagem mostrou-se positiva pelo envolvimento do grupo de professores e acadêmicos e, facilidade e aprendizado da história. Implicações para a Enfermagem: O conhecimento da história da profissão possibilita a formação de enfermeiros conscientes do processo de construção da enfermagem, exercita o trabalho coletivo, criativo e democrático. Palavras-chave: História da Enfermagem, Ensino-Aprendizagem, Metodologia ativa. Eixo II- Conhecimentos e habilidades que compõem a identidade profissional da Enfermagem
Referências: Padilha MI, Borenstein MS, Santos I. Enfermagem: história de uma profissão. 2 ed. Difusão Editora. 2015. ISBN: 9788578081850. |