Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 206


206

Grupo de Estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo quase-experimental

Autores:
Luciana Silva de Melo (lulusmelo@yahoo.com.br) (Universidade Federal Fluminense) ; Ana Carla Dantas Cavalcanti (Universidade Federal Fluminense) ; Juliana de Melo Vellozo Pereira (Universidade Federal Fluminense) ; Paula Vanessa Peclat Flores (Universidade Federal Fluminense) ; Lyvia da Silva Figueiredo (Universidade Federal Fluminense)

Resumo:
Resumo Objetivo: Avaliar o efeito da implementação de um grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE). Método: Estudo quase-experimental, realizado com enfermeiros lotados em unidades de clínicas médicas de um hospital universitário, que avaliou a qualidade dos registros de enfermagem antes e após a implementação do GERE. A qualidade de 13 prontuários foi avaliada pelo instrumento Quality of Diagnoses, Interventions and Outcomes (Q-DIO).Realizou-se análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: Na avaliação antes da implementação do GERE, a média da soma do escore do Q-DIO foi 9,25±4,71. Após a implementação do GERE, a média da soma do escore do Q-DIO foi 18,3±10,0. Discussão: Houve melhora da qualidade dos registros elaborado pelos enfermeiros, contribuindo para a construção do conhecimento de enfermagem. Conclusão: O presente estudo evidenciou que a implementação do GERE contribuiu para o aumento do escore da qualidade de registro através do Q-DIO, manifestando a necessidade da continuidade deste grupo na instituição. Descritores: Processos de Enfermagem; Registros de Enfermagem; Ensino.


Referências:
1. Carvalho EC, Cruz DALM, Herdman TH. Contribuição das linguagens padronizadas para a produção do conhecimento, raciocínio clínico e prática clínica da Enfermagem. Rev Bras Enferm. 2013; 66(esp): p. 134-141. 2. Tastan S, Linch GC, Keenan GM, Stifter J, Mckinney D, Fahey L, et al. Evidence for the existing American Nurses Association-recognized standardized nursing terminologies: A systematic review. International Journal of Nursing Studies. 2014 v51(8): p. 1160-1170.