202 | APRENDIZAGEM DA GESTÃO EM ENFERMAGEM: HÁ SUBSÍDIOS PARA A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL EGRESSO? | Autores: Kátia Lilian Sedrez Celich (katia.celich@uffs.edu.br) (Universidade Federal da Fronteira Sul) ; Alexsandra Martins da Silva (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Tatiana Gaffuri da Silva (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Ana Carolina Custódio (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Silvia Silva de Souza (Universidade Federal da Fronteira Sul) ; Júlia Valéria de Oliveira Vargas Bitencourt (Universidade Federal da Fronteira Sul) |
Resumo: Introdução: A globalização mundial exigiu dos indivíduos a aquisição de
competências para ingressar e se manter no mercado de trabalho, com isso
espera-se que os enfermeiros recém-egressos, tenham preparo para assumir as
funções gerencias que normalmente estão associadas às oportunidades de
trabalho. Sendo gestão em enfermagem o foco do estudo. A disciplina de gestão
deve ser capaz de possibilitar ao acadêmico o desenvolvimento de
competências e habilidades gerenciais de modo que ao concluir o curso este
seja capaz de desenvolver a prática profissional eficaz. Objetivo: analisar as
experiências de aprendizagem do componente curricular de gestão em
enfermagem quanto aos subsídios para a atuação profissional de egressos de
um curso de graduação em Enfermagem do Sul Brasileiro. Metodologia: A
abordagem foi qualitativa através de pesquisa participante baseada no itinerário
de pesquisa de Paulo freire por intermédio do círculo de cultura, todos os
procedimentos éticos que envolvem pesquisas com seres humanos foram respeitados,
o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da
Fronteira Sul (UFFS), sob o parecer número: 1.610.957. Resultados: Realizado com
três egressas do curso de enfermagem da UFFS que trabalham no município de
Chapecó, SC. Foram tomadas para analise as subjetividades intrínsecas ao
ensino da Gestão na Graduação. A utilização dos Círculos de Cultura de Paulo
Freire permitiu desvelar a percepção das egressas, sobre o processo de ensino
aprendizagem, evidenciou algumas fragilidades e situações que devem ser
modificadas, incentivadas ou potencializadas durante a formação acadêmica.
Conclusões: O ensino da gestão deve estar presente em todas as fases da
formação acadêmica, de maneira unificada, atrelando conhecimentos e
interligando componentes curriculares de modo interativo.
Referências: Descritores: Enfermagem. Ensino. Gestão. Área de atuação profissional.
Graduação. |