Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 198


198

Formação em Enfermagem: reflexão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais

Autores:
Jennifer Bazilio (jenniferbazilio@yahoo.com.br) (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FEnf) Unicamp) ; Marta Patrícia Spazapan (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FEnf) Unicamp) ; Jéssica de Aquino Pereira (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FEnf) Unicamp) ; Maura Cristiane E Silva Figueira (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FEnf) Unicamp) ; Eliete Maria Silva (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FEnf) Unicamp)

Resumo:
Introdução: Ao longo dos anos, o ensino de enfermagem vem passando por mudanças, quer em função das diretrizes curriculares, modernização das tecnologias, aumento do número de escolas, modificações nas matrizes curriculares, enfim, reflexos de um contexto histórico-social-político da sociedade brasileira, consequentemente modificando o perfil de enfermeiros, da educação e da saúde no Brasil1. Objetivo: Discutir o ensino de Enfermagem a luz da Resolução CNE/CES 3/2001 sobre as mudanças ocorridas nas instituições e sua repercussão na formação do enfermeiro. Metodologia: revisão integrativa2 nas bases SciELO e Bireme, nos anos de 2002 a 2015, utilizando os descritores: Enfermagem, Educação em Enfermagem, Bacharelado em Enfermagem. Resultados: Encontrados 125 artigos, sendo 31 direcionados para esta discussão nos temas: Formação profissional para o Sistema Único de Saúde (SUS), Lei de Diretrizes e Bases e a integração com o SUS. Os estudos indicam a necessidade de formação de profissionais generalistas, críticos e reflexivos, descrito na LDB3; algumas experiências mantêm uma educação conservadora; enfatizam a problematização, mas não apresentam metodologia ativa. Conclusões: há a necessidade de docentes e discentes participarem da construção do Projeto Pedagógico nas instituições com a formação voltada para o SUS. Contribuições/implicações para a Enfermagem: discussão e reflexão sobre a formação em enfermagem são necessárias no contexto em que há crescentes números de escolas, inclusive à distância.


Referências:
1. Ito EE, Peres AM, Takahashi RT, Leite MMJ. O ensino de enfermagem e as diretrizes curriculares nacionais: utopia x realidade. Rev Esc Enferm USP. 2006; 40(4):570-5. 2. Mendes KDS; Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm. 2008; 17(4):758-64. 3. Fernandes, Josicélia Dumêt et al. Diretrizes curriculares e estratégias para implantação de uma nova proposta pedagógica. Rev. Esc. Enferm. USP. 2005, vol.39, n.4, pp. 443-449.