191 | Metodologia Comunicativa Crítica: contribuições para prática e pesquisa em Enfermagem | Autores: Graziani Izidoro Ferreira (gra.izidoro@gmail.com) (Enfermeira, mestre, doutoranda, Universidade de Brasília) ; Dirce Bellezi Guilhem (Enfermeira, doutora, professora titular, Departamento de Enfermagem, Universidade de Brasília) ; Geovânia Pereira dos Reis (Enfermeira, mestre, aluna especial, Universidade Federal de São Carlos) ; Márcia Regina Cangiani Fabbro (Enfermeira, doutora, professora adjunta, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos) |
Resumo: Introdução. A Metodologia Comunicativa Crítica (MCC) é um método que pode trazer avanços à prática e pesquisa em enfermagem, pela produção do conhecimento atrvés da intersubjetividade, ou seja, entender a realidade social como construção humana, cujos significados são construídos pela interação. 1 Objetivo. Apresentar reflexões sobre o uso da MCC para prática e pesquisa em enfermagem. Método. Estudo reflexivo da MCC como referencial teórico-metodológico na enfermagem. Resultados. Os pressupostos e ferramentas da MCC aproximam a ciência da experiência de vida. Por seu caráter dialógico possibilita a transformação pela disseminação do conhecimento e compreensão do sentido comum. 2 O pesquisador ocupa posição de igualdade perante o sujeito investigado, e o sujeito valida sua interpretação analítica, permitindo ao pesquisador enxergar e compreender determinados fenômenos pela ótica de quem o vivenciou, obtendo conclusões mais próximas do real, em condição de propor soluções.2 Na prática profissional, o diálogo igualitário se mostra importante para alcançar a transformação através da interação, pela qual se espera uma construção conjunta e igualitária para superação de obstáculos e barreiras originadas em situações de poder.2 Conclusões. Todo suporte teórico-metodológico objetiva explicar e transformar a realidade, contudo, somente uma ciência democrática não monopolizada, pode oferecer elementos facilitadores a transformação de situações problemáticas, exclusoras e geradoras de desigualdades. Consideramos a MCC um instrumento em potencial para identificar problemas/fenômenos e propor intervenções para pesquisa, elaboração de políticas públicas de saúde e melhorias na prática profissional.
Descritores: Pesquisa em Enfermagem; metodologia; prática profissional.
Referências: Referências:
1. Machado MMT, Leitão GCM, Holanda FUX. O conceito de ação comunicativa: uma contribuição para a consulta de enfermagem. Rev. Latino Am Enfermagem, v.13, n.5, p.723-8, 2005.
2. Gómez J, Latorre A, Sánchez M, Flecha R. Metodologia Comunicativa Crítica. Barcelona – Espanha: El Roure Editorial S.A, 2006, 1ª ed.
|