190 | ENSINO DO CUIDAR/CUIDADO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM | Autores: Glêcia Carvalho Santana (gley9fsa@hotmail.com) (Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Iraildes Andrade Juliano (Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Aline Mota de Almeida (Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Juliana Alves Leite Leal (Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Maryane Brito Macêdo (Universidade Estadual de Feira de Santana) |
Resumo: Introdução: A abordagem sobre o cuidado em todos os componentes curriculares do curso de graduação em enfermagem é fundamental para que o estudante tenha aproximação com esta temática. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN´s), a estrutura do curso deverá assegurar as atividades teóricas e práticas presentes desde o seu início, permeando toda a formação do Enfermeiro, de forma integrada e interdisciplinar (BRASIL, 2001). O cuidado à pessoa gera uma resposta que envolve a complexidade do ser cuidado e do cuidador. Objetivos: Identificar a abordagem do tema cuidar/ cuidado na matriz curricular do curso de graduação em enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Metodologia: Pesquisa do tipo documental que utilizou o Projeto Político Pedagógico do referido curso disponível no site da UEFS. Fez-se a análise dos componentes curriculares da matriz do curso de enfermagem, seus conteúdos programáticos, ementas e títulos no sentido de identificar a abordagem do cuidar/cuidado. Foram excluídos os componentes optativos, e os que não possuíam plano cadastrado no site. Os dados foram analisados por estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) - Saúde GraduaSUS. Resultados: O curso de enfermagem tem 39 componentes curriculares obrigatórios abordam o cuidar/cuidado. Destes, cinco contém o tema cuidar e/ou cuidado no conteúdo programático, sendo dois do 3º semestre, um do 7º, um do 9º e um do 10º semestre. Três componentes curriculares contêm o tema cuidarcuidado na ementa, sendo um do 3º semestre, um do 6º e um do 7º. Só um dos componentes tem o nome cuidar no título. Conclusão: Nem todos os componentes curriculares tratam o tema de forma direta na ementa e no conteúdo programático. Mas, o cuidar perpassa todo o curso especialmente os componentes curriculares do departamento de Saúde, que realizam estágios e práticas nos serviços de saúde.
Referências: BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Parecer CNS/CES nº 1.133/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais de Curso de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Brasília, 2001. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Colegiado do Curso de Enfermagem. Matriz curricular do curso de Graduação em Enfermagem. Feira de Santana, 2016. |