Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 187


187

PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM ACERCA DA GESTÃO EM SAÚDE EM AVALIAÇÃO AOS ATRIBUTOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores:
Gímerson Erick Ferreira (gimersonferreira@faccat.br) (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT) ; Samanta Andresa Richter (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT) ; Edemilson Pichek dos Santos (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT) ; Lidiane dos Santos Gomes (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT) ; Vilma Constancia Fioravante dos Santos (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT) ; Clarissa Bohrer da Silva (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT)

Resumo:
Introdução: Os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) são caracterizados pela presença de sete atributos associados à qualidade, à efetividade e à eficiência de suas intervenções: acesso, longitudinalidade, integralidade da atenção, coordenação da atenção (atributos primários); atenção à saúde centrada na família, orientação para a comunidade e competência cultural (atributos derivados). Desse modo, quanto maior a presença e a força desses atributos, mais forte é a orientação do serviço para a atenção primária. Objetivo: Analisar percepções de acadêmicos de enfermagem acerca da efetividade da gestão em saúde em avaliação à efetividade dos atributos da APS. Método: Estudo qualitativo, descritivo-exploratório, desenvolvido a partir do relato de acadêmicos sobre suas experiência na aplicação do instrumento de avaliação PCATool- Brasil, junto a usuários adultos dos serviços de saúde de um município do Vale do Paranhana, RS. Utilizou-se como dados de análise, 32 registros em diários de campo destes acadêmicos, bem como os posicionamentos crítico-reflexivos expressos em um encontro grupal. Resultados: Os acadêmicos apontaram insatisfação com o cuidado à saúde do adulto no município, embora tenham a percepção de que os usuários, ao serem avaliados, demonstrem satisfação com os serviços de que dispõem. Os atributos demandam aprofundamento dos processos organizativos da saúde integral ao usuário adulto. Conclusão: Os acadêmicos visualizam fragilidades no acesso aos cuidados disponíveis, na coordenação do cuidado e na integralidade, o que dificulta a efetividade da gestão em saúde no município. Contribuições para a Enfermagem: A análise crítica de tais atributos permite ao futuro enfermeiro pensar a gestão como espaço relevante para o desenvolvimento de ações de cuidado e promoção de saúde, e de reconhecimento dos problemas para além do âmbito biológico, favorecendo o fortalecimento da prática clínica do enfermeiro. Descritores: Integralidade, Atenção Primária à Saúde, Avaliação, Usuários de serviços de saúde


Referências:
STARFIELD, B. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002.