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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 185


185

REFLEXÕES DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM SOBRE A APLICAÇÃO DO OBJECTIVE STRUCTURED CLINICAL EXAMINATION

Autores:
Gabriela Neves Silva (gabriela.snow.gn@gmail.com) (Estudante do 6º período do curso de graduação em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy) ; Rayza Rodrigues Franklin (Estudante do 6º período do curso de graduação em Enfermagem da UNIGRANRIO.) ; Fábio José de Almeida Guilherme (Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do rio de Janeiro/Escola de enfermagem Anna Nery - UFRJ/EEAN. Professor Adjunto Mestre na Escola de Ciências da Saúde da UNIGRANRIO. Coordenador do curso de Enfermagem da UNIGRANRIO. Secretário Ge) ; Suzana Curtinhas da Cunha (Enfermeira. Especialista em Saúde da Família pela UNIGRANRIO. Professor Assistente na ECS da UNIGRANRIO.) ; Aline Mirema Ferreira Vitório (Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade de São Paulo/Escola de enfermagem - EEUSP. Especialista em Enfermagem em Cardiologia pela UFRJ/EEAN. Professor Assistente na ECS da UNIGRANRIO) ; Renata da Costa Silva (Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência pela UNIGRANRIO. Preceptora dos Laboratórios de Práticas da UNIGRANRIO.)

Resumo:
Introdução: Em 1975, na Universidade de Dundee, no Reino Unido, ocorreu uma das primeiras iniciativas de implementação do OSCE - Objective Structured Clinical Examination. Objetivo: Relatar a experiências de 02 estudantes na organização da aplicação do OSCE a estudantes do último ano de graduação em Enfermagem de uma universidade privada do Estado do Rio de Janeiro. Metodologia: Relato de experiência de 02 acadêmicas que vivenciaram a organização da aplicação do OSCE para o 9º e 10º período, no 2º semestre de 2016 e no 1º semestre de 2017. Resultados: Durante a aplicação do exame, fomos orientados pelos professores que nos direcionaram algumas atividades como: supervisionar os alunos que estavam na sala de espera para não ter contato com quem já havia realizado a prova e também não permitir a utilização de aparelhos eletrônicos, auxiliar na organização das estações e, nas estações que tivesse necessidade, participando como ´paciente". Conclusão: As oportunidades ao longo da graduação são de extrema importância, pois já nos prepara para que, quando estivermos nos últimos períodos da graduação, já sabermos todos os procedimentos que serão realizados, a forma de aplicação e de avaliação dos professores, nos transmitindo mais segurança, quebrando as barreiras do medo, angustias e ansiedades. Identificamos avanço na organização em comparação aos 2 semestres que participamos, neste 1º semestre de 2017 eles aplicaram métodos para que os estudantes que realizariam a prova ficassem mais tranquilos e menos estressados, pois são mínimos detalhes que fazem todo diferença em um atendimento integro, ético e humanizado aos nossos clientes, aplicando corretamente a prevenção e promoção a saúde. Implicações para a Enfermagem: Acreditamos que OSCE é um preparo para o mundo do trabalho e que através deste método estudantes e professores identificam pontos importantes para a qualidade do ensino em Enfermagem. DeCs: Ensino de Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Avaliação.


Referências:
Referências: Gupta P, Dewan P, Singh T. Objective Structured Clinical Examination (OSCE) Revisited. Indian Pediatr. 2010/12/15 ed. 2010; 47(11):911-20. Dahlin M, Soderberg S, Holm U, Nilsson I, Farnebo LO. Comparison of communication skills between medical students admitted after interviews or on academic merits. BMC Med Educ. 2012/06/26 ed. 2012; 12:46.