Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 169


169

RACIOCÍNIO INVESTIGATIVO EM ENFERMAGEM: o desenvolvimento da prática em pesquisa na graduação

Autores:
Cristiane Maria Alves Martins (cmamartins@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Viviane Alves de Oliveira (Enfermeira) ; Amanda Cavalcante de Macedo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas)

Resumo:
INTRODUÇÃO: a graduação em enfermagem deve assegurar à construção de um currículo articulado entre ensino, pesquisa e extensão/assistência e que garanta uma formação crítica-reflexiva, dentro dos moldes atuais da prática baseada em evidências1,2. OBJETIVO: analisar o desenvolvimento da prática em pesquisa de estudantes de um curso de graduação em enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior Pública - IES. METODOLOGIA: pesquisa de campo, descritiva, exploratória, transversal, com abordagem qualitativa, realizada em uma IES de Maceió-AL, com 25 estudantes do 1º ao 5º ano do curso de enfermagem, aplicando um questionário estruturado, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE nº: 49729815.2.0000.5011. RESULTADOS: 64% veem a importância da pesquisa para a formação crítica-reflexiva e para a construção e qualidade do projeto de pesquisa; 84% veem a relevância da disciplina para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso. CONCLUSÃO: com os resultados alcançados pode-se afirmar que os estudantes de enfermagem da IES estudada se tornarão profissionais diferenciados. Este diferencial está relacionado à aplicação gradativa da metodologia de pesquisa durante a formação, proporcionando uma qualificação abrangente. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: possibilitou enxergar a importância da pesquisa científica na área de saúde e enfermagem, uma reflexão da realidade para a partir das pesquisas realizadas (dos problemas encontrados), fundamentar e empoderar os enfermeiros para uma assistência baseada em evidências, além de desenvolver no aluno a criticidade e o raciocínio investigativo. PALAVRAS-CHAVE: Metodologia científica. Educação em enfermagem. Pesquisa.


Referências:
REFERÊNCIAS: 1 POLIT, D. F; BECK, C. T. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7 ed. Porto Alegre, Artmed, 2011. 2 SILVA, K. L; SENA, R. R; SILVEIRA, M. R; TAVARES, T. S; MORAIS Silva, P. Desafios da formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v. 16, n. 2. p. 380-387, abr./jun. 2012.