151 | EFEITO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE ONLINE NO CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS SOBRE ESTOMAS INTESTINAIS DE ELIMINAÇÃO | Autores: Ana Karine da Costa Monteiro (karinemontteiro@gmail.com) (Universidade Federal do Piauí-UFPI) ; Elaine Maria Leite Rangel Andrade (Universidade Federal do Piauí-UFPI) |
Resumo: A pessoa estomizada possui necessidades de saúde especificas, em suas múltiplas dimensões, gerando demandas do cuidado de enfermagem (1). No entanto, as lacunas na formação do enfermeiro justificam as deficiências no atendimento desta clientela (2). Neste sentido, a incorporação tecnológica em capacitações pode possibilitar o desenvolvimento profissional e a qualidade da assistência prestada(3). O objetivo deste estudo é verificar o efeito da educação permanente online no conhecimento de enfermeiros sobre estomas intestinais de eliminação. Estudo quase-experimental, do tipo grupo único, antes e depois, realizado em três hospitais de grande porte do estado do Piauí, no período de agosto, setembro e outubro de 2014, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: caracterização sociodemográfica, formação e experiência profissional, uso do computador e da Internet e o Teste de conhecimento sobre estomas intestinais de eliminação. Entre os 51 enfermeiros participantes, a média de acertos no Teste de conhecimento no pré-teste e pós-teste foi 25,5 (dp=4,2) e 31,5(dp=3), respectivamente. Essa diferença de médias foi estatisticamente significante (p=0,000). A efetividade da educação permanente online pode ser justificada pela aprendizagem adaptada conforme as necessidades dos enfermeiros e sua flexibilidade. Como contribuição, a educação online configura-se como um novo espaço de aprendizagem.
Referências: 1.FIGUEIREDO, P.A; ALVIM, N.A.T. Diretrizes para um Programa de Atenção Integral ao Estomizado e Família: uma proposta de Enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 24, 2016. 2.MORAES, J.T et al. Conhecimento do Enfermeiro da Atenção Primária de Saúde de um Município de Minas Gerais sobre o Cuidado em Estomias. Revista Estima, v.10, n.4, 2012. 3. SILVA, A.N et al. Limites e possibilidades do ensino a distancia (EaD) na educacao permanente em saude: revisao integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, v.20, iss: 4, 2015. |