150 | VIVÊNCIA ACADÊMICA DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM | Autores: Alexandre Marcos Rodrigues Braga (enf_alexandremarcos@hotmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO) ; Cíntia Tavares Carleto (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO) ; Virgínia Souza Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO) ; Ana Paula Arantes (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO) ; Elisângela de Assis Amaro (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO) ; Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO) |
Resumo: Introdução: A vivência acadêmica inicia-se com o ingresso do estudante na universidade e demanda adaptação a um novo modelo de educação que exige maior autonomia na construção do conhecimento e formação profissional por parte dos estudantes1. Objetivo: Avaliar a vivência acadêmica de graduandos de Enfermagem. Metodologia: Estudo transversal, quantitativo, realizado com estudantes de Enfermagem de uma Instituição Federal de Ensino Superior Mineira. Utilizou-se o Questionário de Vivência Acadêmica versão reduzida2. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer nº 1.226.066. Resultados: As mulheres e os graduandos procedentes da cidade onde estudam apresentaram melhor adaptação na dimensão Interpessoal (p
Referências: 1 MOGNON, J. F.; SANTOS, A. A. A. Relação entre vivência acadêmica e os indicadores de desenvolvimento de carreira em universitários. Rev. bras. orientac. Prof. São Paulo, v. 14, n. 2, p. 227-237, dez. 2013. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902013000200008&lng=pt&nrm=iso >. Acesso em: 06 jun 2017. 2 SOARES, A. P.; ALMEIDA, L. S.; FERREIRA, J. A. Questionário de Vivências Académicas: Versão Integral (Qva) e Versão Reduzida (Qva-R). 2006. In SIMÕES, M. R.; et al., coord. - Avaliação psicológica: instrumentos validados para a população portuguesa. Coimbra: Quarteto, 2006. ISBN 978-989-558-069-9. vol. 1. p. 101-120. Disponível em: . Acesso em 06 jun 2017. |