Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 146


146

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENFERMEIROS SOBRE CÂNCER: IMPLICAÇÕES PARA O CUIDADO

Autores:
Yasmin Martins de Sousa (yasminmartinsdesousa@hotmail.com) (Universidade Federal do Pará) ; Silvio Eder Dias da Silva (Universidade Federal do Pará) ; Joel Lobato da Costa (Universidade Federal do Pará) ; Jose Maria Barreto de Jesus (Universidade Federal do Pará) ; Natacha Mariana Farias da Cunha (Universidade Federal do Pará)

Resumo:
Introdução: O estudo tem por objetivos caracterizar a representação social dos enfermeiros sobre câncer e analisar as implicações destas para o cuidado de enfermagem prestado aos pacientes oncológicos. Metodologia: Estudo do tipo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa e aporte teórico dos conceitos da Teoria das Representações Sociais. Foram sujeitos quinze enfermeiros, com depoimentos colhidos a partir de entrevista semiestruturada e da técnica de associação livre de palavras. A pesquisa segue o rigor da resolução 466/12, sendo aprovado com o parecer n° 1.442.346. Resultados: A partir dos dados coletados temos a consolidação de duas categorias. Os resultados evidenciaram o sofrimento vivenciado pelos enfermeiros ao prestar cuidado ao portador de câncer, devido a frustração da cura não alcançada. É visto que os sujeitos, frente à experiência de cuidar de um indivíduo que sofre de câncer, implementaram o cuidado que prestava ao portador de uma doença aguda, de forma que atende-se as necessidades do paciente oncológico - uma nova forma de cuidar/cuidado da enfermagem. Considerações Finais: Torna-se relevante para o enfermeiro a compreensão do universo de pensamento reificado que circunda a doença, pois o uso desta forma de saber contribuirá na desmistificação da contextualização sociocultural do qual o câncer é detentor, auxiliando-o a vencer o estigma ao qual o paciente oncológico esta sujeito. Estudos no campo das representações sociais, enfocando o contexto psicossocial, são fundamentais para o conhecimento de doenças tão marcantes como o câncer, sendo importantes e necessários na intenção de olhar mais atentamente a prática assistencial que prestamos a esta clientela. Palavras-chaves: Oncologia. Enfermagem. Cuidado de Enfermagem.


Referências:
ADAM, P.; HERZLICH, C. Sociologia da doença e da medicina. Bauru: EDUSC, 2001; BOFF, L. Saber cuidar: Ética do humano - compaixão pela terra. 5 ed. Petrópolis: Vozes,. 2000; BRASIL. [Ministério da Saúde] Instituto Nacional de Câncer (INCA) José Carlos Gomes da Silva. Estimativa 2016, incidência de câncer no Brasil.2016;FERNADES JÚNIOR, H. J. Introdução ao estudo das neoplasias. In: BARACAT, F. F. et. al. Cancerologia atual: um enfoque multidisciplinar. São Paulo: Roca, 2000; JODELET, D. As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001; MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 6ª ed. São Paulo: Hucitec, 2015; MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003; WALDOW, V. R. Cuidado humano: o resgate necessário. 3a ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1998; WALDOW. V.R. O cuidado na saúde. As relações entre o eu, o outro e o cosmo. Vozes, 2004.