Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 142


142

Condições de Trabalho da equipe de Enfermagem no Ambiente Hospitalar

Autores:
Wellington Pereira Rodrigues (wellington_life@live.com) (Centro Universitário AGES) ; Fábio Luiz Oliveira de Carvalho (Centro Universitário AGES) ; Renan Sallazar Ferreira Pereira (Centro Universitário AGES) ; Francielly Vieira Fraga (Centro Universitário AGES) ; Fabiana Lopes Martins (Centro Universitário AGES) ; Humberto Aparecido Faria (Centro Universitário AGES)

Resumo:
CONDIÇÕES DE TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO AMBIENTE HOSPITALAR Introdução: Este estudo integrativo, teve por objetivos identificar as condições de trabalho da equipe de enfermagem no ambiente hospitalar. Esta abordagem qualitativa de pesquisa permite a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma área de estudo, o aprofundamento do conhecimento relativo das condições de trabalho da equipe de enfermagem. Foram estudados 12 artigos no período de 2010-2017 descrevendo as características do pessoal de enfermagem no ambiente hospitalar, tendo maior prevalência as doenças osteomusculares e do tecido conjuntivo, também como a depressão e o sobrecarregamento dos profissionais tem altos índices de doenças prevalentes no trabalho de acordo com o CID-10. Observou-se a prevalência de mulheres com 91,2% e para os homens de 8,8%. A eficácia no uso do EPI depende da adoção e de seu manuseio correto. A unidade hospitalar precisa beneficiar de forma segura, sendo fundamental o acompanhamento multiprofissional para o aconselhamento de hábitos seguros, práticas apropriadas à prevenção e promoção à saúde, fiscalizando as unidades hospitalares fornecendo melhores condições de trabalho a toda equipe. Objetivo: analisar, em publicações científicas, das condições de trabalho da equipe de enfermagem no ambiente hospitalar. Método: revisão integrativa, nas bases de dados no período de 2010-2017, selecionando 12 artigos mediante os critérios de inclusão. Resultados: os tipos de doenças que mais acometem os profissionais de enfermagem no ambiente hospitalar com base no CID-10, são as doenças osteomuscular e do tecido conjuntivo com 41,5%. O profissional que não tem segurança ou se a empresa, no caso uma unidade hospitalar, não dispor ao trabalhador a segurança necessária, este tende a desenvolver diversos problemas psicofisiológicos e musculares em geral. Conclusão: evidenciou-se ausência de publicações nacionais sobre o tema e repercussões satisfatórias sobre o próprio trabalho que pode oferecer condições inseguras e inadequadas. Palavras-chaves: Condições de trabalho, Saúde, Enfermagem, Característica do hospital.


Referências:
BELLUSCI, S.M. Doenças profissionais ou do trabalho. São Paulo: editora Senac, 2016. BREVIDELLI, M.M. Exposição ocupacional ao vírus da Aids e da Hepatite B: análise da influência das crenças em saúde sobre a prática de reencape de agulhas. São Paulo, 1997. (Tese Mestrado), Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, SP, 2015. Anne Milane Formiga Bezerra, et. al. Riscos ocupacionais e acidentes de trabalho em profissionais de enfermagem no ambiente hospitalar. ISSN 2358-2391 - (Pombal - PB, Brasil), v. 5, n. 2, p. 01-07, abr.-jun., 2015 MINISTÉRIO DO TRABALHO. Segurança e medicina do trabalho: Lei n. 6.514, de 22 dezembro de 1977, normas regulamentadoras (NR) aprovadas pela Portaria nº 3.214 de 8 de junho de 2012. São Paulo: Atlas, 2012. Sancinetti TR. Absenteísmo por doença na equipe de enfermagem: taxa, diagnóstico médico e perfil dos profissionais [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2010.