Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 138


138

Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade segundo gerentes de Unidades Básicas de Saúde

Autores:
Vanessa Ribeiro Neves (vanessaneves@gmail.com) (Escola Paulista de Enfermagem - Universidade Federal de São Paulo) ; Lais Marques Coelho E Silva (Escola Paulista de Enfermagem - Universidade Federal de São Paulo) ; Lucilene Renó Ferreira (Escola Paulista de Enfermagem - Universidade Federal de São Paulo) ; Anderson da Silva Rosa (Escola Paulista de Enfermagem - Universidade Federal de São Paulo)

Resumo:
Introdução: o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) propõe uma nova cultura de atenção à saúde, valoriza a gestão local e o controle social, abrange diversos contextos e permite que os profissionais problematizem, definam suas prioridades e promovam ações de melhoria(1,2). Cabe, portanto, investigar as nuances da implementação desse programa nos cenários de prática profissional. Objetivo: conhecer a percepção dos gerentes e as possíveis mudanças nos processos de trabalho das Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir da implementação do PMAQ. Método: utilizou-se a história oral na modalidade temática, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco gerentes de UBS do município de São Paulo, que assentiram em participar do estudo e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: os gerentes reconheceram o programa como uma proposta bem estruturada, que permite ampliar a visão gerencial nos serviços de saúde. O uso dos indicadores de qualidade foi evidenciado pelos entrevistados, mas pouco trabalhado e compreendido no cotidiano dos gestores e equipes. Os entrevistados demonstraram não compreender os conceitos de educação permanente e apoio institucional. A fase da avaliação externa foi considerada subjetiva e sem padronização, gerando dados que não contribuíram para a avaliação das mudanças realizadas pelas equipes. Conclusão: a influência do PMAQ na melhoria dos processos de trabalho nessas UBS ainda é limitada. Implicações: o processo de incorporação da cultura avaliativa promovido pelo PMAQ ainda é incipiente e deve ser aprofundado nos diversos níveis de gestão. É notório o distanciamento entre o programa e a prática nas UBS, o que corrobora a importância da elaboração e divulgação de estudos com esta temática. Descritores: Gestão da qualidade; Políticas públicas de saúde; Avaliação em saúde; Avaliação de programas e projetos de saúde; Educação continuada.


Referências:
1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ): manual instrutivo. Brasília: Ministério da Saúde: 2012. 2. Medrado JRS, Casanova AO, Oliveira CCM. Estudo avaliativo do processo de trabalho das Equipes de Atenção Básica a partir do PMAQ-AB. Saúde Debate. 2015; 39(107):1033-43.