132 | A INSTITUCIONALIZAÇÃO DE SABERES EM UM CURSO DE ENFERMAGEM: uma abordagem discursiva | Autores: Sóstenes Ericson Vicente da Silva (sericson1@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Maria Mylena Costa Franco (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Karyne André da Silva (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Monikelly Carmo da Silva (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Reudson Douglas Bezerra (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Fillipe Manoel Santos Cavalcanti (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) |
Resumo: Introdução: Este trabalho decorre da pesquisa "Memória e arquivo: um estudo discursivo da primeira década de Curso de Enfermagem em Arapiraca/AL" e trata da composição do arquivo, na institucionalização de saberes no processo histórico-social. Objetivo: investigar os elementos discursivos que compõem a memória no arquivo, considerando como corpus as produções acadêmicas dos docentes, em materialidades disponíveis em relatórios de eventos e nas informações dos projetos de extensão que constavam no currículo da Plataforma Lattes. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, com procedimento documental. Foram consideradas as categorias memória discursiva e arquivo, nos termos apresentados por Michel Pêcheux (2014), na Análise do Discurso de filiação francesa. Resultados: Considerando o período 2006-2016, dos eventos realizados em Arapiraca, foram analisados relatórios de 08 Semanas de Enfermagem; 04 Jornadas; 03 Seminários e 01 palestra. Dos 26 docentes participantes dessa etapa do estudo, 23 tinham produção na extensão. Do total de 58 projetos (2007-2016), a maioria datou de período posterior a 2010 (54) e se concentrou em Arapiraca (52). Os projetos compreenderam 03 grandes áreas: Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Ciências Humanas. Na área de saúde, tiveram maior expressão Enfermagem (45) e Saúde Coletiva (23). Considerações Finais: A memória discursiva da primeira década do Curso está materializada em um arquivo, que se constitui através de diferentes enunciados e filiações temáticas na área da saúde. Sua composição se dá no processo de institucionalização de saberes organizado, predominantemente, com base no ciclo vital e de caráter técnico-científico, priorizando a dimensão assistencial. Contribuições ou Implicações para a Enfermagem: A análise apontou para a necessidade de considerar o caráter indissociável da gerência-assistência, específico do processo de trabalho da/o enfermeira/o, sendo este o fundamento que articula ensino, pesquisa e extensão, na produção e atuação docente no ensino superior em Enfermagem. Descritores: Formação em Enfermagem. Discurso. Memória.
Referências: GERMANO, Raimunda Medeiros. Educação e Ideologia da Enfermagem no Brasil (1955-1980). 4. ed. rev. e atual. São Caetano do Sul/SP: Yendis, 2007. PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Puccinelli Orlandi et al. 5. ed. Campinas, SP: EdUnicamp, 2014. |